Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Contabilidade: quais os programas e softwares mais utilizados por contadores?

Hoje, com a apertada rotina de trabalho, de manutenção do lar e de atenção aos filhos, a organização de contas, finanças e rendimentos passou a ser uma tarefa mais desgastante do que nunca para a maior parte das pessoas.

Fora isso, a grande maioria da população brasileira, independente de sua classe social e condições de vida, apresenta um déficit gigantesco no que diz respeito à educação financeira e à administração econômica.

Dentro deste contexto, a figura do contador e dos formandos na área de contabilidade é extremamente comum e requisitada na vida de uma parcela significativa da população.

Além disso, em um contexto de crise e recessão econômica, como o que vivemos neste período de pandemia, a atuação do contador e do especialista em finanças e economias é mais necessária do que nunca.

Contudo, como é a atuação destes profissionais em seu ambiente de trabalho? Como os contadores realizam os serviços que são requisitados pela sociedade?

Com este questionamento em mente, partiremos para uma análise de programas e softwares de computador que podem ser utilizados em trabalhos de conclusão de curso em contabilidade e por profissionais no seu dia-a-dia.

Inovações tecnológicas e sua influência na sociedade

Primeiramente, é essencial que seja analisado o contexto tecnológico em que vivemos atualmente. A sociedade é diariamente influenciada por ferramentas digitais, redes sociais e ferramentas de comunicação digital.

No entanto, esse quadro nem sempre foi assim, de maneira que há anos atrás, diversas profissões eram realizadas de outras maneiras, assim como a contabilidade.

Hoje não há mais a necessidade de se portar uma grande pasta com uma quantidade absurda de documentos confidenciais e informações, por exemplo, graças à existência do Google Drive e de outras ferramentas de armazenamento digital.

Este é apenas um dos possíveis exemplos de como as inovações tecnológicas impactam diretamente todos os setores da sociedade.

Portanto, há na vida do contador e de alunos de cursos de contabilidade diversas ferramentas digitais que podem facilitar e tornar mais prática a execução de seus serviços.

E como dito anteriormente, pensando nesse quadro de inovações, hoje serão analisad

Softwares úteis para a vida e para o dia-a-dia do contador

1. Notasoft

O Notasoft, de acordo com a redação do Jornal Contábil, é uma plataforma que oferece o serviço de emissão de NFe de maneira gratuita. Contudo, este programa é indicado para empresas que emitem uma quantidade pequena de notas fiscais, visto que a plataforma apresenta algumas limitações em questão de quantidade.

2. NFe.io

Diferentemente do Notasoft, O NFe.io é um software que permite que sejam criados bancos de dados de notas fiscais que foram emitidas e também possibilita o acompanhamento da evolução de vendas.

Ainda, o NFe.io possui algumas funcionalidades interessantes, como o cadastramento de várias empresas de maneira simultânea e a possibilidade de pessoas jurídicas realizarem consulta de dados direto na Receita Federal.

3. Domínio

O Domínio é um programa que, de acordo com o blog Eficiência Fiscal, traz diversas facilidades na hora do atendimento operacional a escritórios e empresas. Fora essa praticidade no atendimento, a plataforma também possui um sistema que integra o lançamento de notas fiscais.

Este sistema é capaz de controlar contas a pagar e receber, é capaz de administrar as retenções de inúmeras categorias, como PIS, ISS, INSS e a contribuição social de uma maneira geral.

Outro ponto positivo que muitos destacam em relação à plataforma é o oferecimento de amparo e suporte técnico por parte dos desenvolvedores do software.

4. Mastermaq

De acordo com a própria página da Mastermaq, ela é uma empresa que possui seu próprio software, o Mastermaq Software.

Esta empresa, através de seu software, oferece serviços de gestão para diferentes empresas e escritórios de contabilidade ao redor de todo o país.

Todas estas informações estão disponíveis na própria página da Mastermaq, assim como relatos de clientes que já trabalharam com a empresa, o que traz credibilidade e peso para a atuação da Mastermaq.

Alguns dos serviços que são oferecidos pela Mastermaq são:

  • Gestão de folha de pagamentos
  • Gestão tributária
  • Controle de patrimônio
  • Gestão fiscal
  • Gestão de contas
  • Experiência do cliente
  • Capacitação

Considerações finais

Além de seu uso no dia-a-dia de trabalho de contadores, empresas e escritórios de contabilidade, todos estes softwares e programas podem ser empregados em cursos e universidades.

Isso ocorre por duas razões principais: é necessário que os alunos formados na área de contabilidade já tenham alguma experiência prévia com o uso de programas e softwares utilizados por profissionais

E também para serem realizados projetos de pesquisa e trabalhos científicos com o uso e amparo destes programas de computador, cujo uso extrapolam o campo da contabilidade, podendo ser utilizados também nas mais variadas análises de dados.

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores