Evoluções do aplicativo oferecem mais segurança e facilidade ao microempreendedor
Área do Cliente
Notícia
Por que faltam profissionais de marketing contábil e jurídico?
Por que faltam profissionais especializados em marketing contábil e jurídico no mercado? O artigo destaca três motivos principais.
Como os serviços contábeis e jurídicos são necessários em praticamente todos os segmentos empresariais, a cada dia tem aumentado a disputa do mercado por empresas especializadas. No entanto, os serviços jurídicos e contábeis têm particularidades próprias que distinguem de outras áreas conforme mostrado na imagem acima que estratifica a aplicação das estratégias de marketing. Atualmente temos poucos estudos específicos difundidos a respeito dessas duas áreas quando comparados com outras. Por exemplo, no varejo e na indústria, estudos avaliam o comportamento dos clientes no ponto de venda e sua respectiva satisfação, além de medir a força das marcas e o envolvimento emocional com elas.
Outro fator importante a considerar é que não existem profissionais especializados nesses temas na proporção demandada pelo mercado. Para realizar um trabalho de marketing condizente, um profissional tem que ter formação ou experiência na área contábil e jurídica e ao mesmo tempo na área de marketing. Falar de marketing contábil ou jurídico sem conhecer com propriedade o mercado pode ser desastroso. Do mesmo modo quando um advogado ou contador decide criar estratégias sem formação na área de marketing pode ser igualmente perigoso.
Por que faltam profissionais?
Mas afinal por que faltam profissionais de marketing especializados no mercado contábil e jurídico? Vou destacar três motivos:
- Falta formação acadêmica no mercado. Há uma demanda de mercado não atendida para cursos de graduação e pós-graduação em marketing contábil e jurídico e sem formação não há qualidade desses profissionais. Por exemplo, todo o ano eu recebo dezenas de e-mails de alunos que não acham bibliografia em quantidade suficiente para realizarem um TCC sobre o tema;
- Faltam professores qualificados para ensinar estratégias de marketing. Para formar pessoas é necessário que a qualificação do professor seja diferenciada e com experiência no mercado;
- As empresas não evoluíram em identificar que investir nas estratégias de marketing é uma necessidade. Quando presto consultorias para empresas profissionais o que mais fica evidente é que as estratégias até então usadas beiram o amadorismo sem que os próprios empresários tenham se dado conta disso.
O que tem sido feito?
Após o sucesso do meu livro Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis tenho me dedicado a estudos e consultorias para identificar as necessidades de conteúdo e disponibilizar em forma de artigos e treinamentos no mercado. Nesse momento tenho a satisfação de comunicar o lançamento de uma nova série de treinamento em marketing de serviços profissionais que vai ajudar as empresas a evoluírem nos resultados de mercado.
Paralelamente tenho intensificado meus esforços junto a entidades de classe e universidades para difundir os conceitos e aplicabilidades das práticas de marketing para o segmento contábil e jurídico em forma de treinamentos e palestras com bons resultados. Avançar nas estratégias de marketing profissional para os mercados aqui citados ainda vai levar um tempo, mas será necessário para proporcionar os resultados que as empresas buscam na ampliação da participação do mercado.
Notícias Técnicas
Ferramenta facilita a vida de empresas e cidadãos, reduzindo custos e burocracia, permitindo o acompanhamento e a compreensão do processo regulatório no Brasil
Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios
Reforma Tributária extingue impostos estaduais e municipais e adota modelo de IVA com CBS e IBS entre 2026 e 2033
Unificação de tributos, novas exigências operacionais e mudanças no fluxo de caixa exigem revisão criteriosa dos honorários para garantir sustentabilidade
Notícias Empresariais
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Profissionais relatam insegurança, cansaço e perdas familiares com retorno ao presencial e preferem deixar o emprego a perder o home office
Prazo vai até 30 de setembro e renegociação pode evitar maiores dores de cabeça
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional