Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
Governo deve prorrogar redução do IPI sobre veículos por mais três meses
O anúncio oficial deverá ser feito somente no fim de março
Roberta de Matos Vilas Boas
O governo deverá prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre a Produtos Industrializados) sobre veículos por mais três meses. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende prorrogar a medida por estar convencido da sua ajuda no combate aos efeitos da crise.
O anúncio oficial deverá ser feito somente no fim de março, e o governo não deverá confirmar a decisão até o último momento, para evitar quedas nas vendas neste mês.
Segundo a publicação, a prorrogação implica em uma renúncia fiscal de R$ 1,35 bilhão, mas, para o governo, demissões no setor teriam um efeito pior na arrecadação.
Incentivo nas vendas
A redução do IPI foi adotada em dezembro do ano passado, e valeria até o dia 31 de março. A medida ajudou a incentivar as vendas de carros, que em outubro e novembro registraram quedas tanto nas comparações com os meses imediatamente anteriores, quanto com os mesmos períodos de 2007.
Em janeiro, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas cresceram 5,11% na comparação com dezembro de 2008. O segundo mês do ano, que costuma apresentar volume menor de vendas, também teve resultados positivos na comparação com o mês imediatamente anterior, com alta de 0,85%.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.