Começa a valer agora em maio a nova tabela do imposto de renda (IR), com a faixa de isenção progressiva mensal ampliada.
Área do Cliente
Notícia
Vendas de veículos têm resutlados "aceitáveis"
Março foi bom para o setor no mercado interno. No externo, retração prossegue
A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta que as vendas de carros, caminhões e ônibus no mercado interno chegarão a 2,710 milhões de unidades em 2009, o que representaria queda de 3,9% na comparação com 2008, quando 2,820 milhões de veículos foram comercializados. Jackson Schneider, presidente da Anfavea, considera a queda aceitável, diante do quadro de recessão mundial. Sua expectativa é de fechar o primeiro semestre com crescimento nas vendas, na comparação com igual período de 2008. Essa perspectiva está atrelada à prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que agora vale até junho. Depois do final do benefício, Schneider espera retração do consumo no segundo semestre, e queda de vendas em 2009.
A retomada da comercialização do setor no mercado interno foi confirmada em março, quando foram vendidos 271,4 mil veículos, o segundo melhor resultado mensal
Produção – A produção também deu um grande salto em março – 34,2% na comparação com fevereiro. Mas, diante de março de 2008 caiu 4%. No trimestre, a queda na produção foi ainda mais acentuada – 16,8%. A projeção anual da produção é de queda de 11,2%. Segundo Schneider, a retração, que não vem acompanhando a evolução da demanda interna, é resultado da redução acentuada das exportações.
No trimestre, as vendas externas caíram 52,9% ante igual período de 2008, saindo de 140.035 mil unidades no ano passado para 65.981 mil neste ano. Na comparação entre marços, a queda foi de 47,5%. A Anfavea projeta redução de 32% no volume de exportação em 2009. Diante do desempenho negativo do mercado externo, Schneider aposta suas fichas nas vendas internas. "As montadoras estão com capacidade ociosa, o dólar não favorece, a China e a Índia vão fazer forte concorrência. Isso faz o mercado externo ficar menor e a briga cada vez mais acirrada. Por isso, o mercado interno será fundamental."
O estoque de veículos nos pátios das montadoras, que em fevereiro era de sete dias, diminuiu para quatro dias em março. Nas concessionárias, a redução do estoque foi de 20 dias para 14. Segundo Schneider, os estoques estão sob controle. "A espera para receber algum modelo sempre vai existir. Isso acontece em qualquer lugar do mundo", diz.
O emprego também diminuiu. Em março, o número de postos de trabalho ficou com menos 2.246 vagas. Com a prorrogação da redução do IPI, a indústria fechou acordo com os sindicatos de não realizar mais cortes.
Notícias Técnicas
Em live especial pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, MTE destaca número de ocorrências, setores mais afetados e reforça a importância da prevenção nos ambientes laborais
Base de dados substitui gradativamente os sistemas Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O reembolso é feito quando o cidadão precisa comparecer à avaliação social/médica em localidade diferente de onde mora
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS (site ou app)
Notícias Empresariais
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Expectativa do mercado aponta para a sexta alta seguida da Selic, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 14,75% ao ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em março (0,64%)
Corte de até 20% no bônus surpreende auditores e é visto como retaliação à greve; Sindifisco promete intensificar mobilização
O limite individual para dedução é de R$ 3.561,50, abrangendo tanto os gastos do próprio declarante quanto os de seus dependentes. É crucial que o contribuinte esteja atento ao declarar essas despesas, evitando erros que possam resultar em penalidades
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.