Começa a valer agora em maio a nova tabela do imposto de renda (IR), com a faixa de isenção progressiva mensal ampliada.
Área do Cliente
Notícia
Crise faz consumidor fugir do crediário
Consultas aos SCPs e SCPC caem no 1º quadrimestre.
Os quatro primeiros meses deste ano foram marcados por uma queda acentuada no movimento do varejo em todo o Brasil, especialmente em relação às vendas de bens de maior valor. Os dados reunidos pelos Serviços de Proteção ao Crédito (SPCs) e pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), levantados em um total de 2.118 municípios do País, mostram que as consultas aos sistemas apresentaram queda de 13,9% na comparação com igual período do ano passado.
O desempenho ruim é atribuído aos efeitos da crise financeira mundial, que diminuiu a confiança do consumidor e reduziu a disponibilidade de financiamento no mercado. Vale lembrar que os SPCs/SCPC são parâmetros do desempenho das compras a prazo, geralmente as de maior valor. Com o aumento da dificuldade para conseguir financiar as compras e com o receio do comprador de gastar, a tendência de redução nas consultas aos sistemas de proteção ao crédito é considerada natural.
Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os resultados, decorrentes da escassez de crédito, não devem interferir na confiança e na capacidade de o empresário brasileiro enfrentar os problemas neste momento. "As atuais condições econômicas e financeiras do País nos ajudarão a vencer os obstáculos impostos pela crise", disse.
O desempenho do Estado de São Paulo no primeiro quadrimestre foi semelhante ao do País, auferindo queda de 13,8% nas consultas, em comparação a igual período de 2008. Na capital paulista a queda foi menor, ficando em 10,6% nos quatro primeiros meses do ano. De acordo com Emílio Alfieri, economista do Instituto Gastão Vidigal, da ACSP, o melhor desempenho da capital é explicado pelo fato de seus moradores terem melhor renda per capita, em relação à maioria das cidades brasileiras. "Com mais recursos, a população paulistana teve uma margem de conforto maior para consumir nos primeiros meses deste ano. Mas a tendência é de o nível do consumo se equipare em todas as localidades com o passar do tempo."
Agravante – O desempenho negativo no quadrimestre foi acentuado pelo desempenho de abril. Nesse mês, a queda de consultas aos sistemas de proteção ao crédito do País foi de 18%, na comparação com abril de 2008. Dessa vez, o resultado nacional foi melhor do que o verificado no Estado de São Paulo (-20,2%) e na capital paulista (-19,1%). Para Alfieri, essa inversão ocorreu porque "o grande número de feriados de abril provocou êxodo dos consumidores paulistanos para o interior, litoral e outros estados".
Para 2009, o economista da ACSP acredita que ocorrerá uma melhora gradativa, lastreada por possíveis quedas na taxa de juros (Selic), pelas desonerações – como as do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, material de construção e linha branca –, além do estímulo ao consumo proporcionado pelas promoções do varejo.
Notícias Técnicas
Em live especial pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, MTE destaca número de ocorrências, setores mais afetados e reforça a importância da prevenção nos ambientes laborais
Base de dados substitui gradativamente os sistemas Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O reembolso é feito quando o cidadão precisa comparecer à avaliação social/médica em localidade diferente de onde mora
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS (site ou app)
Notícias Empresariais
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Expectativa do mercado aponta para a sexta alta seguida da Selic, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 14,75% ao ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em março (0,64%)
Corte de até 20% no bônus surpreende auditores e é visto como retaliação à greve; Sindifisco promete intensificar mobilização
O limite individual para dedução é de R$ 3.561,50, abrangendo tanto os gastos do próprio declarante quanto os de seus dependentes. É crucial que o contribuinte esteja atento ao declarar essas despesas, evitando erros que possam resultar em penalidades
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.