Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Área do Cliente
Notícia
Com preços mais baratos, marcas próprias são opção de 17% dos consumidores
No sexto mês do ano, houve 224 pedidos e 71 decretos.
O número de pedidos de falências no País apresentou avanço de 18% em julho último, na comparação com o mesmo mês de 2008. Os dados foram divulgados pela Serasa nesta quinta-feira (6).
Segundo o levantamento, houve um total de 216 requerimentos, contra 183 em igual período do ano passado. As falências decretadas apresentaram queda de 12,99% no período analisado: foram 67 decretos, contra 77 no sétimo mês de 2008.
Frente a junho houve queda tanto dos pedidos de falência (-3,6%) como das falências decretadas (-5,63%). No sexto mês do ano, houve 224 pedidos e 71 decretos.
Recuperações
Em julho, os pedidos de recuperação judicial totalizaram 72 eventos, o que representa uma alta de 227% em relação aos 22 requerimentos do mesmo mês do ano anterior.
Com relação às recuperações judiciais deferidas, foram 51 no sétimo mês deste ano, contra 18 no mesmo mês de 2008, o que representa uma alta de 183,3%. De acordo com os analistas da Serasa, as recuperações deferidas de julho refletem uma conjuntura anterior (do início do ano), quando os reflexos da crise se mostravam mais fortes.
No que se refere às recuperações judiciais concedidas, por sua vez, foram verificados sete casos, ao passo que, no mesmo período do ano passado, foram registradas duas concessões.
Em relação às recuperações extrajudiciais requeridas, não foram registrados eventos em julho deste ano, assim como no mesmo mês do ano passado. Já quanto à homologação de recuperação extrajudicial, não houve casos no mês passado e nem no mesmo mês do ano passado.
Acumulado do ano
No acumulado de janeiro a julho, quanto às falências requeridas, houve variação de 2,36% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento mostra que houve um total de 1.385 requerimentos, contra 1.353 nos sete primeiros meses do ano passado. Já as falências decretadas tiveram queda de 15,5% no período analisado: foram 559, contra 472 decretos em julho do no passado.
Ainda considerando o acumulado até julho, os pedidos de recuperação judicial totalizaram 463 eventos, contra 159 analisados no primeiro semestre do ano passado, um aumento de 191%. Para os técnicos da Serasa, o aumento deve-se ainda aos efeitos da crise, por serem alternativas às empresas com problemas financeiros para evitarem a falência.
Em relação às concessões de recuperação judicial, foram registrados 50 eventos no período analisado, com alta de 525% sobre as oito concessões verificadas entre janeiro e julho de 2008.
Já quanto aos pedidos de recuperação extrajudicial, foram seis eventos este ano (contra cinco no mesmo período do ano passado) e três homologações, contra uma registrada no mesmo período do ano passado.
Argumentação
Para os técnicos da Serasa Experian, com a melhora do quadro econômico, os indicadores de insolvência devem regredir, a exemplo do apontado pelas falências na variação mensal.
Os analistas observaram também que a maior utilização do requerimento de falência não foi seguida pelas falências decretadas, evidenciando que os pedidos estão sendo utilizados como instrumentos de cobrança, ante um cenário de dificuldade financeira das empresas.
Tais dificuldades, de acordo com analistas do Serasa, devem-se a menor oferta de crédito, interna e externa, ao maior endividamento das empresas para realizar investimentos e à aversão ao risco em escala global.
Com relação às quedas na comparação com o sexto mês do ano, os analistas acreditam que juros menores, crescimento do consumo e da produção, além da volta gradual ao crédito são os responsáveis.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional