Os únicos canais para aposentados e pensionistas fazerem a notificação de não reconhecimento de desconto no benefício e consequente pedido de restituição são a plataforma Meu INSS (site ou aplicativo) e a central 135
Área do Cliente
Notícia
Transparência e inovação: conceitos entrelaçados para um novo jeito de fazer negócio
Em 1999, uma ideia inovadora mudou a história de uma grande mineradora canadense e ajudou a rever conceitos de gestão em todos os segmentos do mercado.
Em 1999, uma ideia inovadora mudou a história de uma grande mineradora canadense e ajudou a rever conceitos de gestão em todos os segmentos do mercado. Naquela altura, a Goldcorp, de Toronto, enfrentava uma grande crise por causa da queda na cotação do ouro e pela dificuldade em encontrar o metal em sua nova mina.
O cenário mudou no momento em que o CEO, Rob McEwen, se entusiasmou com a ideia de “código aberto”, que consagrou o sistema operacional de computadores Linux. Baseado nesse conceito, ele lançou o chamado “Desafio Goldcorp”, no qual se dispunha a revelar dados estratégicos da empresa e da mina em troca de colaboração do público externo. A novidade quebrou padrões e espantou uma indústria tão fechada como a mineradora. Mas tinha sua razão de ser.
No Desafio, qualquer internauta podia sugerir a melhor maneira de encontrar o ouro na nova mina. Os vencedores levariam um prêmio de U$ 105 mil. Mais de 1.400 cientistas, engenheiros e geólogos baixaram os arquivos com os dados da empresa e fizeram a exploração virtual. Resultado: a partir das sugestões, a empresa adotou novas formas de atuação e elevou o faturamento de US$ 100 milhões para US$ 9 bilhões.
Esse caso ilustre mostra como dois valores são essenciais dentro de um novo modelo de negócios que ganha espaço a cada dia: a transparência, a inovação e a colaboração. No exemplo da Goldcorp, especificamente, as três coisas se entrelaçaram e o próprio modelo colaborativo dentro da indústria mineradora foi a grande inovação.
É verdade que a história da empresa canadense, com todas as suas peculiaridades, representa ainda uma exceção. Mas, dez anos após o exemplo da Goldcorp, muitas outras organizações começam a entender que não constroem o próprio sucesso sozinhas. Para que o êxito seja sustentável, é necessário estar em sintonia com a sociedade. E, dentro desse conceito de fazer juntos, os critérios que norteiam a escolha e o relacionamento com os stakeholders ganham importância. Além disso, esse processo se torna mais ágil por conta dos avanços nos meios de comunicação.
Nem sempre a parceria que aparentemente é a melhor do ponto de vista estritamente técnico e comercial é a melhor no longo prazo, como se tem visto frequentemente. Isso porque quando uma empresa se associa a outra, por mais que a instituição escolhida seja eficiente, a imagem, a reputação e a marca de ambas estão em risco se não houver respeito à governança corporativa e a determinados valores por parte de uma delas.
Transparência é falar a verdade e deixar ver como as coisas são feitas; é cultivar a noção de interdependência e de que a história de uma organização se constrói junto com os stakeholders, em um modelo no qual a confiança é protagonista. É claro que o tema envolve questões delicadas, já que levar adiante uma conversa mais franca pode expor informações estratégicas a um agente externo. Mas é justamente a confiança e o conhecimento aprofundado do outro que minimizam os riscos e viabilizam esse novo tipo de interação, capaz de gerar uma cultura e uma dinâmica de valor inovadoras.
Vale dizer que essa experiência de fazer juntos é positiva não apenas quando ambos desfrutam dos mesmos valores. A diferença pode significar complementaridade, em alguns casos, e oportunidade de compartilhar novas idéias com os stakeholders, em outros.
Neste momento, em que a sociedade se coloca cada vez mais exigente com relação às organizações, aquelas que incorporarem os valores de inovação e relacionamento às suas práticas e à sua marca vão sair na frente... Por mais que um novo posicionamento soe absurdo - exatamente como soou a ideia de Rob McEwen que recuperou a Goldcorp.
* Fernando Byington Egydio Martins é vice-presidente executivo de Gestão da Marca, Marketing e Comunicação Corporativa do Grupo Santander Brasil.
Notícias Técnicas
O banco teve um lucro líquido de R$ 7,4 bilhões, uma queda de 20% ano contra ano e de 23% na comparação sequencial. O número veio bem abaixo do consenso, de cerca de R$ 9 bi
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do IRPF 2025 de hoje até 30 de maio
Secretário extraordinário do Ministério da Fazenda abordou pontos como split payment, período de testes e regimes diferenciados
Pessoas, órgãos e entidades têm 15 dias úteis para se manifestar no processo
Notícias Empresariais
A detecção ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.
O objetivo central dessas alterações é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, exigindo que as empresas negociem acordos coletivos com os sindicatos antes de permitir o trabalho nesses dias
A conduta foi praticada pelo superior hierárquico da empregada
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Parceria ampliará financiamento a empresas brasileiras e chinesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional