Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
SPC aponta alta de 5,7% no nível de inadimplência em janeiro
Na comparação com janeiro de 2009, porém, a inadimplência caiu 3,14%.
A inadimplência no comércio varejista cresceu 5,67% em janeiro em relação a dezembro do ano passado, de acordo com dados divulgados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) nesta quinta-feira.
De acordo com a confederação, o aumento nos atrasos de pagamentos se deve ao maior comprometimento da renda dos consumidores com os gastos de fim de ano e com os tradicionais de janeiro, como matrícula e material escolar e impostos.
Na comparação com janeiro de 2009, porém, a inadimplência caiu 3,14%. `O resultado se deve principalmente ao aumento do rendimento real e à evolução do crédito ao consumidor`, afirma a CNDL em nota.
Já o número de consultas ao SPC Brasil (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) - que são feitas em casos de compras a prazo e pagamento em cheque teve queda significativa em relação a dezembro de 25,83% por conta das grandes vendas registradas no último mês do ano. Em relação a janeiro de 2009, as consultas cresceram 7,11%.
O maior número de inadimplentes (54,01%) se deu nas faixas acima de R$ 100. `A concentração em valores mais altos é explicado pela redução do IPI de móveis e eletrodomésticos, que facilitou as compras de bens de maior valor agregado`, completa a nota.
Houve queda de 19,03% no número de regularização de débitos em janeiro. No mês passado, as mulheres continuaram sendo as que mais pagaram suas dívidas (55,82%).
Juros
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, a queda na inadimplência em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado mostra uma tendência que, se concretizada, pode ajudar a diminuir as taxas de juros no comércio varejista, já que o lojista terá um risco menor de não receber o dinheiro.
`Se concretizando a redução de risco, nós, mesmo que tenhamos um aumento para o consumidor da [taxa básica de juros] Selic, um pode compensar o outro`, afirmou.
Pellizzaro criticou ainda as previsões feitas pelo mercado financeiro de aumento na Selic nos próximos meses por parte do Banco Central.
`É uma situação muito simplista você combater essa questão inflacionária só com taxa de juros. O BC deveria pensar junto com o Ministério da Fazenda uma outra solução`, completou.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional