Contagem regressiva para o IRPF 2025! Entenda a nova tributação de 15% sobre lucros de offshores, a exigência de balanço com CRC e os regimes transparente x opaco. Evite multas pesadas!
Área do Cliente
Notícia
Registrar a marca é preservar a identidade
Até o fim do ano, o Sebrae dá início a uma série de ações para ajudar o empreendedor a registrar a propriedade intelectual de sua empresa
Um dos grandes ativos de uma empresa é a marca que identifica seus produtos e serviços. É preciso proteger esse bem. Para evitar problemas judiciais, o registro deve acontecer assim que o negócio é iniciado. O Sebrae, por meio de sua Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia, prepara uma série de iniciativas para sensibilizar micro e pequenas empresas sobre a questão.
Até o fim do ano serão distribuídos a empresários de todo o Páis vídeos com depoimentos de técnicos do Sebrae e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) explicando as vantagens de uma gestão eficaz de seus ativos de propriedade industrial. Também serão distribuídas cartilhas e folders aos empresários.
Devidamente informados, os empresários interessados poderão contar com o Bônus Propriedade Intelectual, em processo de formatação, que lhes facilitará o acesso a serviços de consultoria para a concretização de pedidos de registros de marca, de desenho industrial, de software e de depósito de patentes.
“O Bônus é um estímulo aos empresários de visão que apostam em ativos referentes à propriedade industrial. Registrar é proteger ganhos futuros a partir do fortalecimento da marca. Com o registro o empresário protege a identidade daquilo que idealizou ", explica o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
No Rio, o Bônus Propriedade Intelectual é concedido por meio do Sebrae no estado, com um subsídio de 90% do valor da consultoria para empreendedores individuais e microempresas e de 80% para pequenas empresas, limitado em R$ 6 mil ao ano por empreendimento para serviços como os de busca de dados, redação do pedido de depósitos de patentes, redação do pedido de registro de desenho industrial e software e identificação da melhor proteção à propriedade intelectual da empresa. A quantia não é para pagamentos de taxas ao INPI, uma vez que o instituto pratica preço diferenciado de 60% para as MPE.
Confeitaria e cachaça
Nascida há 20 anos em Florianópolis, a Confeitaria Chuvisco registrou no início da década de 90 a marca e evitou problemas. Hoje possui seis unidades, entre lojas próprias e franquias. “Somos a confeitaria mais conhecida de Florianópolis e das cidades próximas. Nem precisamos mais fazer marketing. Os consumidores já conhecem o nome da empresa. E isso só foi possível porque registramos a marca ainda no início e evitamos problemas com cópia ou imitação”, afirma a proprietária, Manoela Monteiro de Siqueira.
Se tivesse registrado a marca, o fabricante mineira de cachaça Anísio Santiago não precisaria mudar o nome da bebida, comercializada no País durante 50 anos com a marca Havana. Criada na década de 40, em 2001 a empresa teve que alterar o nome nos rótulos depois que uma empresa estrangeira, a Havana Club Holding S/A, registrou o rum Havana no Brasil.
O empresário Anísio Santiago teve que abandonar a marca Havana e substituir por seu próprio nome. Não houve resistência de aceitação por parte dos consumidores, segundo seu filho, Osvaldo Santiago, que tomou a frente do negócio a partir de 2002, quando o pai faleceu. “Conseguimos manter os consumidores pois eles logo perceberam que se tratava do mesmo produto e que só o nome mudou”, conta Osvaldo.
Há três anos, os antigos proprietários da Havana conseguiram reaver o nome por meio de liminar, mas agora lutam para ter a marca em definitivo. “Estamos brigando na Justiça porque cachaça e rum são duas bebidas completamente diferentes”, afirma Osvaldo. Enquanto luta pelo registro, a empresa brasileira utiliza as duas marcas: a Anísio Santiago e a Havana. O segundo rótulo é usado nas cachaças mais envelhecidas, que custam R$ 200, o dobro do preço cobrado pela garrafa da Anísio Santiago. Por ano, a empresa vende de 12 a 15 mil litros de cachaça.
“Se o nome tivesse sido registrado, a empresa estrangeira não poderia ter feito o mesmo. O grande ativo de uma empresa muitas vezes é a marca que ela tem. Registrando o nome, ela pode recorrrer à Justiça se alguém copiar”, assinala o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Edson Fermann.
Notícias Técnicas
Levantamento revela ceticismo entre parlamentares sobre equilíbrio fiscal e temor de bitributação com nova tributação sobre dividendos
Capacitação é destinada a servidores(as) e empregados(as) públicos(as) estaduais, distritais e municipais
No mercado local, os juros curtos ganham força com o dólar, mas taxas nos vértices médios e longos oscilam perto dos ajustes em meio à deflação do IGP-M e alta nos rendimentos mais longos dos Treasuries
Em entrevista à Bloomberg, Bostic destacou que os formuladores de política monetária dos EUA ainda precisam de "tempo para ter clareza sobre o impacto real das tarifas" na economia
Notícias Empresariais
Calculadora do g1 mostra que, em geral, a relação entre preços está melhor para quem opta por abastecer com gasolina; faça a simulação para os preços do seu posto.
Do total, 2 casos estão sendo investigados em granjas comerciais e outros dois em locais de criação de aves para subsistência
É tempo de ser criativo, de trazer o amor à tona, de ser brega (para quem ainda insiste que amar é brega), para encantar o coração dos clientes no dia 12 de junho
Estatal solicitou ao Ibama licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado na costa do Oiapoque
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional