Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
Área do Cliente
Notícia
Microempresas criam a grande maioria dos empregos
Pequenos negócios mantêm a liderança na geração de postos de trabalho sendo que a maior parte se deve àqueles com até quatro empregados
Dos 181.796 empregos criados no mês de julho, 135,5 mil (74,5%) foram gerados pelo segmento. Em junho essa participação foi de 71,8% do saldo total de empregos gerados.
Só as microempresas com até quatro empregados geraram 68,6% dos empregos criados em julho, respondendo por 124,7 mil do total. As pequenas empresas, com 20 a 99 trabalhadores, geraram 8,1% dos postos de trabalho.
As microempresas com cinco a 19 trabalhadores tiveram saldo negativo de 2,2% do saldo total. Já as médias e grandes responderam por pouco mais de 25,5% dos postos de trabalho criados no período.
Os dados produzidos pelo Sebrae foram extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. Eles mostram que as micro e pequenas empresas geraram mais empregos no setor de serviços (23,8%), seguido pela construção civil (20,1%) e pela indústria de transformação (14,5%).
“Ressalte-se que os saldos de empregos líquidos dessas empresas foram positivos em todos os demais setores”, reforça o analista de políticas públicas do Sebrae”, Leonardo Mattar. Ele lembra o segmento teve performance positiva na geração de emprego em todo o primeiro semestre de 2010.
As pequenas empresas com 20 a 99 empregados geraram mais empregos na construção civil, com 3,8%, seguida pela indústria de transformação com 2,9%. As maiores perdas das microempresas que empregam entre 5 e 19 trabalhadores ocorreram no comércio, com -3,8%, um problema verificado pelo quarto mês consecutivo, conforme o analista Leonardo Mattar.
Notícias Técnicas
Com a Reforma Tributária aprovada, empresas precisam revisar operações, escolher o regime mais adequado e adaptar sistemas para garantir eficiência fiscal em 2026
Nova exigência da Receita obriga definição prévia do regime tributário e preocupa entidades por elevar burocracia e gerar insegurança jurídica
Serviço mantido pelo MDIC será descontinuado. Alteração está prevista em decreto
Corte decidiu que não incide imposto por entender que não foi formada reserva de capital
Notícias Empresariais
Estresse, insatisfação e falta de flexibilidade alimentam uma nova onda de exaustão emocional no trabalho — especialmente entre os mais jovens
Pesquisa da UCLA revela os benefícios para a saúde de trabalhar por conta própria, especialmente para mulheres
Descubra como usar o ChatGPT de forma mais estratégica com uma simples palavra que transforma comandos comuns em respostas inteligentes e aplicáveis
Em busca de liberdade, propósito e flexibilidade, jovens rejeitam vínculos formais e desafiam o modelo tradicional de trabalho
Empresas brasileiras estão revendo contratos para se adequar à reforma tributária. Cláusulas de preço líquido, fusões, aquisições e concessões estão no foco.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional