A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Setor de franquias se expande de forma acelerada no País
Situação e perspectivas do segmento serão debatidas durante a 10ª Convenção ABF do Franchising; Sebrae é um dos apoiadores do evento
O sistema de franquias (franchising) no País vem crescendo a taxas superiores ao PIB nos últimos anos. Em 2009, por exemplo, o faturamento do setor aumentou quase 15%. A expectativa para 2010 é de que esse faturamento cresça 18,7%.
Os setores relacionados com acessórios pessoais e calçados e alimentação são os que mais evoluem em termos de faturamento, redes e número de lojas. E o bom momento da economia nacional abre espaço para mais franquias no Brasil.
Temas relacionados ao segmento estarão na pauta da 10ª Convenção do Franchising, a ser realizada de 17 a 21 de novembro em Salvador pela Associação Brasileira de Franchising(ABF). O Sebrae é um dos apoiadores do evento, cujo lema é: "uma década de conquistas, com o Brasil, um futuro cada vez mais promissor".
São esperados cerca de 600 participantes. O tema "internacionalização de franquias" será um dos principais nas mesas redondas do dia 19. Especialistas e consultores renomados serão palestrantes e painelistas.
Bom começo
Franquia pode ser uma estratégia interessante para empreendedores que queiram iniciar negócio com maior segurança sem ter de começar tudo do zero. Eles assumem o papel de franqueados. Para quem concede o direito de explorar a marca (franqueador) pode ser o caminho para expandir negócios.
O sistema de franquia, portanto, atende aos anseios dos dois lados: do franqueador, que vende a licença e cede o direito de explorar sua marca ou patente, infraestrutura, conhecimento e distribuição de produtos ou serviços; do franqueado, que entra no mercado com marca reconhecida, podendo, inclusive, utilizar o conhecimento acumulado, tecnologia e ferramentas administrativas da matriz.
“O setor de franquias tem crescido exponencialmente nos últimos anos, superando o próprio crescimento do PIB do País. Isso se deve entre outros fatores à boa situação econômica, que aumentou o poder de compra dos brasileiros e, consequentemente, impulsionou a busca por investimentos”, afirma Ricardo Bomeny, presidente da ABF.
Expansão
De acordo com a ABF, no ano passado o setor alcançou um faturamento de R$ 63 bilhões, o que representou um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. Além disso, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643 marcas associadas à ABF.
Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%. Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 700 mil empregos diretos.
Crescimento por segmento
Segundo dados da entidade, em 2009 o segmento que mais cresceu em faturamento, comparado com o ano anterior, foi o de acessórios pessoais e calçados (41%), seguido pelo vestuário (37,5%), informática e eletrônica (28,9%) e hotelaria e turismo (24%).
Outro parâmetro, que aponta o desenvolvimento do mercado de franquias no País, é o número de novas redes: hotelaria e turismo (alta de 33%); acessórios pessoais e calçados (30%); revenda e aluguel de veículos (25,9%); e alimentação (24%). A quantidade de lojas confirma a tendência: acessórios pessoais e calçados (expansão de 23,5%); alimentação (22%); móveis, decorações e presentes (21,8%); e veículos (19,5%).
Sebrae
O Sebrae é parceiro das empresas franqueadas e franqueadoras há seis anos. A principal realização nesse segmento é o Programa Sebrae de Franquias, que oferece soluções para franqueados e franqueadores. “Esse programa analisa a franqueabilidade tanto para a empresa que quer se tornar franqueadora, como aquela que deseja ser franqueada”, explica Aníbal Sales Bastos, analista da Unidade de Acesso a Mercados (UAM) do Sebrae.
Na 10ª convenção ABF do Franchising, a instituição estará participando com estandes, onde serão apresentados quatro produtos: Sebrae Mais (programa voltados às empresas avançadas); Clickmarketing (ferramenta gratuita, que possibilita o desenvolvimento de plano de marketing para micro e pequenas empresas); Bolsa de Negócios; e Projeto Comércio Brasil (que aproxima empresas compradoras das MPE).
No momento, o Sebrae está realizando dois projetos-piloto visando a implantação de incubadoras de franquias no País. Eles ocorrem em Campo Grande (MS) e Ribeirão Preto (SP). “A ideia é lançar uma incubadora na próxima edição da feira da ABF, em abril de 2011”, informa Aníbal. Essa iniciativa é uma das ações previstas no convênio firmado entre o Sebrae e a ABF.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional