Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
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Confiança do consumidor recua 2,1% em dezembro
Já aqueles que acreditam que a situação financeira familiar atual está ruim passou de 10,3% para 11,9%.
A confiança do consumidor apresentou recuo de 2,1% entre novembro e dezembro deste ano, registrando 122,5 pontos, contra 125,1 apurados um mês antes, de acordo com dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta quarta-feira (22).
No período, segundo a pesquisa, o Índice de Situação Atual reduziu-se 0,4%, ao passar de 147,4 pontos para 146,8 pontos. O Índice de Expectativas apresentou redução bem maior, de 3,4%, ao sair de 113,6 pontos para 109,5 pontos, o menor nível desde maio de 2010, quando ficou em 109,8 pontos.
Expectativas
O indicador que avalia as expectativas foi o que mais influenciou na redução da confiança dos consumidores. Segundo a pesquisa, a proporção daqueles que projetam melhora passou de 31,5% para 29,6%, ao passo que aqueles que preveem piora subiu de 11,9% para 15,6%.
Considerando a situação atual, os consumidores continuam avaliando de forma positiva a situação econômica geral. Por outro lado, houve queda da parcela dos consumidores que avaliam a situação financeira familiar atual como boa, de 30,1% para 28,8%. Já aqueles que acreditam que a situação financeira familiar atual está ruim passou de 10,3% para 11,9%.
Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
O levantamento foi realizado entre os dias 01 e 18 de dezembro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.
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