A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Área do Cliente
Notícia
Como o cliente bancário deve agir para assegurar seus direitos?
Mas como eles devem proceder para defender seus direitos?
O Banco Central divulgou na terça-feira (17) as queixas mais frequentes feitas contra os bancos. Os clientes reclamam de débitos não autorizados, cobranças de serviços não contratados, serviços prestados de formas irregulares, entre outras irregularidades. Mas como eles devem proceder para defender seus direitos?
De acordo com a assessora técnica do Procon-SP, Marta Aur, o primeiro passo é entrar em contato com o banco e fazer sua reclamação. Esse contato deve ser feito pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e, de acordo com a lei, o banco tem 5 dias úteis para dar uma resposta ao cliente.
Ouvidoria
Depois desse prazo, se o consumidor não recebeu uma resposta ou acredita que a resposta não é justa, antes de seguir para os órgãos de defesa do consumidor, ele ainda tem outra opção dentro do próprio banco: a ouvidoria. Marta explica que os bancos normalmente têm uma vontade grande de resolver os problemas dos clientes e a ouvidoria pode ajudar nesse sentido. “ A ouvidoria é mais forte e quer resolver os problemas”, afirma.
Se o banco, depois do prazo de 5 dias, reconhecer o erro, o estorno do valor reclamado deve ocorrer rapidamente, em um ou dois dias. “A partir do momento da constatação do erro, a restituição deve ser imediata”, diz Marta. O cliente, por sua vez, tem de ter bom senso e dar um prazo de ao menos de uma semana para o banco.
Caso o SAC não resolva o problema, nem mesmo a ouvidoria, aí sim é importante procurar um órgão de defesa da consumidor. Marta ainda orienta que, desde os primeiros contatos com o banco, já é bom o cliente ir reunindo provas. Ou seja, quando o SAC responder sua solicitação, peça para que seja enviada por e-mail.
Procon
Com o extrato bancário em mãos e os demais documentos que puder juntar, vale a pena ligar para o Procon e pedir orientações de como proceder com sua reclamação neste órgão. De acordo com Marta, o consumidor deverá ir pessoalmente a um posto de atendimento para registrar sua queixa.
Nesse momento deverá preencher a CIP, que é uma carta de informações preliminares que será enviada para o banco. A instituição financeira, por sua vez, tem um prazo de 10 dias para responder esse documento.
Marta recomenda a todos os clientes verificar constantemente seus extratos bancários. O consumidor tem direito a dois extratos, sem custos, por mês, além do acesso ilimitado pela internet. “Ele precisa acompanhar sempre sua conta”, sugere.
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional