O objetivo é facilitar o cumprimento das obrigações pelos operadores de comércio exterior
Área do Cliente
Notícia
Na era pós-internet, a velocidade é o nome do jogo
Muitas empresas ainda acreditam que podem sobreviver sem a presença digital e sem fazer uso das redes sociais
O mundo foi dividido em duas eras: antes e pós-internet e agora o nome do jogo será velocidade, porque qualquer um pode inovar e as mudanças acontecem sem pedir permissão. Neste cenário, as empresas precisam ficar atentas - as mais lentas serão devoradas pelas velozes. Antes da rede, o mundo era muito mais simples e os planos funcionavam bem. Hoje, a maioria das grandes mudanças tornou-se imprevisível e é preciso estar atento e ver como as pessoas usam a internet. Muitas vezes, é de um jeito que você não espera, já que a rede é formada por peças soltas que se conectam sem que nada seja planejado.
Estamos vivendo um ponto de virada tão relevante como a revolução provocada pela invenção da prensa por Gutemberg no século XV, que levou a humanidade da fase feudal para a Era Industrial. Os líderes de velhos paradigmas estão encontrando dificuldades em abraçar a mudança, entrar neste novo mundo.
Muitas empresas ainda acreditam que podem sobreviver sem a presença digital e sem fazer uso das redes sociais. Estão enganadas. Não há futuro para a empresa que não busque formas de relacionamento nas redes sociais. Mas é preciso saber o que dizer ao consumidor para criar uma boa percepção da marca. Na rede apenas as boas e relevantes histórias são compartilhadas.
O importante é focar no que é relevante, no que faz sentido para o consumidor e, principalmente, motivá-lo a se engajar e interagir com a empresa, por meio das suas experiências. Consequentemente, essa troca de informações contribui para a melhoria contínua dos produtos, serviços e para fortalecer a imagem das organizações.
Se a internet potencializa o desejo dos consumidores de se expressarem e muda sua relação com as marcas, estas, por sua vez, precisam se perguntar: por que o que faço é importante? Por que o consumidor desejará compartilhar em sua rede social? Mais do que conectadas, as pessoas utilizam a internet para exercer seus direitos com mais intensidade, sem receio.
É nesse cenário que as empresas precisam atuar com agilidade, focando os desejos dos consumidores, que mudam constantemente, e interagindo com eles. Acompanhar esse ritmo é o grande desafio, já que não basta apenas dominar o presente, é necessário antecipar o futuro. Muitas vezes a saída está em mudar a empresa internamente, ou até mesmo o propósito fundamental da companhia. Para os líderes que quiserem sobreviver, a ordem é criar o novo e aprender a identificar e encontrar as mudanças. E o novo está na web. É lá que sua empresa também precisa estar.
A Internet já é o “continente” mais populoso do planeta, com 2,3 bilhões de “habitantes”, e sua maior Rede Social, o Facebook, é o 3º maior “país” do mundo, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários, no dia 14 de setembro deste ano. Neste novo continente, repleto de vias duplas de comunicação, todos podem construir, escrever, falar e serem ouvidos, vistos, lidos. O número de pessoas com acesso à internet no Brasil já soma mais de 83,4 milhões. Essas pessoas passam cerca de cinco horas por dia nas mídias sociais e fazem uso cada vez mais diversificado delas. Temos ainda a geração NET, com seu desenvolvimento cerebral afetado pelas novas tecnologias. Para os que têm menos de 16 anos, o e-mail já é obsoleto. Eles se comunicam em redes sociais, em tempo real.
A chegada da internet também reduziu radicalmente os custos da colaboração em rede e, por consequência, estabeleceu um ambiente mais propício para a inovação constante, imprescindível para o crescimento das empresas. É importante estimular a inovação, nutrindo a marca, para que ela continue viva. No mundo pós-internet as pessoas demonstram preferência por marcas sustentáveis. O setor empresarial pouco tem feito nesta direção, mesmo sendo o mais poderoso dos protagonistas do desenvolvimento sustentável.
Para ter sucesso na web, seja sustentável e conte boas histórias, sem esquecer que vivemos num mundo de mudança rápida. Amanhã tudo pode ser diferente.
Notícias Técnicas
Apesar de não haver prazos fiscais ou obrigações acessórias vencendo na próxima segunda-feira, os profissionais contábeis deverão estar atentos na próxima sexta-feira ,limite de dados para envio de declarações importantes.
Versão 7.6 do FAQ EFD ICMS/IPI inclui orientação sobre escrituração de CBS, IBS e IS, esclarecendo campos e regras para os novos tributos
Benefício reconhece a presença regular dos colaboradores e pode ser adotado por empresas como forma de incentivo. Veja o que diz a CLT e como calcular
O abandono de emprego permite a demissão por justa causa se houver ausência injustificada por mais de 30 dias. Veja como caracterizar e os cuidados legais
Notícias Empresariais
A liderança que inspira não é perfeita, mas é honesta. Ela reconhece desvios, corrige rotas e se compromete com o que propõe
O mundo precisa de líderes com currículo e coração. E a boa notícia é que ainda dá tempo de ajustar os trilhos
Empresas tem entre 1 e 31 de agosto para participar da quarta edição do relatório previsto na Lei da Igualdade Salarial, que fiscaliza e dá visibilidade às diferenças salariais entre homens e mulheres na mesma função
Empresas devem atualizar sistemas até setembro para evitar problemas com NF-e
Regime foi mantido, mas MPEs podem ser pressionadas a recolher a CBS e o IBS no regime regular para garantir créditos aos clientes
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional