O Decreto nº 12.955/2026, no contexto da Reforma Tributária do consumo, regulamenta a CBS e marca uma nova etapa na implementação do novo sistema tributário brasileiro
Área do Cliente
Notícia
Poupança pode voltar a render 0,5% ao mês
Poupança pode voltar a render 0,5% ao mês mais TR
A caderneta de poupança pode voltar a render 0,5% ao mês mais TR, para todos os depósitos, a partir de agosto, caso sejam confirmadas as expectativas de que a taxa básica juros (Selic) termine 2013 entre 8,75% e 9,50% ao ano, intervalo que inclui as projeções de 27 dos 28 analistas consultados pelo serviço AE Projeções.
Em maio do ano passado, o governo federal alterou as regras da caderneta de poupança. Depósitos feitos até 3 de maio de 2012 permanecem com a remuneração fixa de 0,5% ao mês mais TR. Aplicações feitas a partir de 4 de maio seguem a nova metodologia de cálculo: 70% da taxa Selic mais TR. Esse porcentual, no entanto, só se aplica quando a taxa básica for inferior a 8,5% ao ano.
Hoje, os juros básicos da economia estão em 8% ao ano, o que faz com que anova poupança renda 0,4551% ao mês. A expectativa dos analistas é que suba para 8,5% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para os dias 9 e 10 de julho. Nesse caso, o rendimento passa para 0,4828% ao mês. Se houver nova alta da Selic na reunião do Copom dos dias 27 e 28 de agosto, para 8,75% ou 9% ao ano, o rendimento das novas aplicações volta para 0,5% ao mês.
Há ainda outro fator que vai favorecer a caderneta em relação a outros investimentos: a volta da TR, a taxa referencial. Embora o Banco Central continue calculando diariamente o indicador, usando principalmente na correção da caderneta, das prestações da casa própria e do FGTS, o resultado dessa conta segue sendo zero há dez meses. A TR é calculada com base na taxa média dos CDBs prefixados, de 30 dias a 35 dias, oferecidos pelos 30 maiores bancos. O cálculo inclui ainda um redutor que torna a correção menor, compatível com os juros do setor de habitação.
Vantagens. Há dez anos, a TR rendia mais de 4,5% ao ano. A queda recente dos juros já havia reduzido o peso desse indicador. Desde 7 de agosto de 2012, época em que os juros também estavam em 8% ao ano, a TR segue zerada.
Esses dois fatores, TR positiva e rendimento maior para todas as cadernetas de poupanças, vão contribuir para que o rendimento da aplicação volte a superar um número ainda maior de fundos de investimento e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), oferecidos pelos bancos.
Uma das vantagens da poupança é que a aplicação é isenta da cobrança de Imposto de Renda e não há taxas de administração como nos fundos. A caderneta de poupança, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), seguirá como uma aplicação mais interessante do que amadriados fundos de renda fixa e DI. Principalmente daqueles que cobram taxa a partir 1%. Também devem continuar perdendo para a caderneta o Certificado de Depósito Bancário (CDB) com rendimento de até 95% do CDI.
Notícias Técnicas
Uma dúvida comum é se aposentados e pensionistas precisam declarar o IR
Receita Federal libera consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2026 nesta sexta-feira (22) e pagamento está previsto para o dia 29 de maio
Lote especial prevê devolução de R$ 500 milhões a cerca de 4 milhões de pessoas com imposto retido na fonte em 2024
Meio de pagamento não precisa ser declarado separadamente, mas rendimentos recebidos via Pix devem constar no IR
Notícias Empresariais
Clareza não precisa de orçamento. Precisa de intenção
A maturidade em educação corporativa não pode mais ser avaliada apenas pelo número de cursos oferecidos, mas pela relevância, aplicação prática e impacto real no desenvolvimento das pessoas.
Ferramenta de inteligência artificial vem sendo utilizada para identificar padrões, demandas recorrentes e possibilidades de novos negócios a partir do atendimento e feedback dos consumidores
Mobilização nacional do Sebrae terá palestras, oficinas, consultorias e capacitações para microempreendedores individuais
Trabalhadores de várias gerações indicam que qualidade de vida, equilíbrio emocional e autonomia ganharam peso semelhante ou até superior ao avanço hierárquico
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional