Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
11 passos para um planejamento estratégico eficiente
Aprenda como criar e monitorar uma estratégia para a sua empresa
Ciente da importância de um bom planejamento e execução estratégica, parta para a prática e evite mais perda de tempo. Veja a seguir o passo a passo para desenhar a trajetória de sucesso da sua empresa.
Olhe para sua empresa com bastante atenção e pontue seus principais objetivos e diferenciais. Avalie seus resultados e números históricos, para que seja possível avaliar claramente os erros e acertos do passado. “Feito isso, deverá perceber qual é a situação atual, entender exatamente o que está acontecendo no presente”, afirma Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae de São Paulo.
Observe quais são as condições do mercado onde atua. Aqui, a meta é identificar quais as condições e eventos que podem interferir diretamente no seu negócio, seja ameaçando ou criando oportunidades. Neutralize todas as ameaças e observe cautelosamente as oportunidades.
Fazer o Mapa das 5 forças, criado por Michael Porter, vai ajudar a entender o nível de competitividade do mercado onde atua. São cinco pontos que pressionam a concorrência – a rivalidade entre as empresas já existentes, ameaça de novos entrantes no mercado, o poder de barganha dos fornecedores, a a ameaça de novos produtos que substituam o seu e o poder de barganha dos clientes. Identifique qual seu grau de competitividade em cada uma dessas forças.
Não se trata de futurologia. Com a taxa de crescimento do passado e as estimativas de crescimento do mercado onde atua, fica mais fácil posicionar a empresa no contexto de concorrência. “O mercado poderá criar oportunidades a serem exploradas”, aponta Alencar, do Sebrae-SP.
Com todas essas informações em mãos, mergulhe na sua empresa. Quais são os fatores essenciais para que o seu objetivo seja atingido? Se o objetivo é ofertar a melhor qualidade de produto, caprichar nos fornecedores e na mão-de-obra é um fator vital. Por outro lado, se o objetivo é revolucionar o mercado, investir em inovação é essencial. “Observe com cuidado o histórico de desempenho do mercado, para entender o cenário em que está inserido”, diz André Ferreira, sócio-líder da EY para mercados estratégicos Brasil e América do Sul.
Explore suas forças dentro do que estabeleceu como fatores críticos para o sucesso. Suas fraquezas deverão ser eliminadas, o reduzidas ao mínimo possível. Identifique quais oportunidades a empresa ainda não está trabalhando. “Desenhe e crie o que mais a sua empresa poderá fazer para atender às particularidades do mercado”, aponta Solange Machado, professora da Business School São Paulo. Lembre-se também de observar se há planos de contingência delineados para cada ameaça do seu negócio e do mercado.
Com a missão, a visão e os valores, empreendedor construirá o código genético da empresa que entrará no perfil de trabalho de cada um dos funcionários. Mais do que um quadro com dizeres bonitos, essa é a hora de trazer para a teoria o que deverá ser buscado na prática.
Missão define a razão de ser da empresa e qual seu propósito junto aos seus clientes.
Visão descreve as aspirações da empresa, o grande norte que conduzirá todas as ações realizadas por meio do empreendimento.
Valores explicam quais são os princípios e crenças que servem de guia para toda a organização.
Procure ser objetivo e defina quais são as metas da empresa e em qual prazo pretende executá-las. Não vale usar os grandes clichês como “ser a melhor empresa do setor”. Aqui é preciso definir quando e quanto você pretende crescer além de, é claro, decidir qual o caminho que vai ser desenhado para que isso aconteça.
Aprofunde-se em todos os níveis do organograma e identifique o que seus funcionários devem fazer para que os objetivos gerais sejam atingidos. Conte com a ajuda deles nesse processo: quem está no dia-a-dia sempre tem boas ideias para fazer tudo melhor e mais rápido. “Pensar em estratégia é pensar em cada detalhe do processo”, aponta João Paulo Gomes, coordenador do núcleo de mercado do Cedepe
A ferramenta ideal aqui é o chamado Balance Score Card, desenvolvido por Robert Kaplan, que estabelece as relações de causa e efeito entre os indicadores financeiros, satisfação de clientes, excelência dos processos e aprendizado e crescimento da equipe envolvida.
A essa altura, você já sabe tudo o que quer, quando pretende chegar ao seu objetivo e como vai fazer para chegar lá, certo? Use isso para levantar quais são os principais indicadores de que a estratégia está sendo cumprida. Faça revisões periódicas para que seja possível medir a eficiência de cada uma das táticas escolhidas – e corrigi-las para a direção certa caso não estejam apresentando resultado.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional