Versão 11.3.3 do Programa da ECF é válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Empresas X Clientes: não pode existir fidelidade sem relacionamento
Não adianta se indignar por perder clientes se eles não possuem um relacionamento com a sua empresa
Não é incomum ver uma série de empresas de publicidade batendo insistentemente na tecla da fidelização de clientes, e o quanto isso é importante para as empresas. Concordo plenamente com isso. O ponto que muita gente se esquece é que, para haver fidelidade, antes de tudo deve haver um relacionamento. Fazendo um paralelo com a vida amorosa, seria preocupante se você conhecesse alguém em um dia e já no dia seguinte esta pessoa começasse a fazer um interrogatório sobre com quem você anda saindo e o que anda fazendo.
No mundo do marketing a política é a mesma: Não adianta se indignar por perder clientes se eles não possuem um relacionamento com a sua empresa.
Mas afinal, como começar um relacionamento (tratando-se de consumidores)? A resposta, por mais estranha que possa parecer, é muito próxima do que acontece no âmbito sentimental. Você cria um relacionamento e compromisso com quem supera suas expectativas e, em seu ponto de vista, é a melhor opção possível. Simples, não? Quando isto acontece, e a expectativa criada se mantém, estamos condicionados a não querer perder este estado, e por isso criamos uma fidelidade.
Semana passada, recebi um telefonema da gerente geral da minha agência no Santander, me convidando para um fórum de clientes. Logicamente, meu primeiro pensamento foi de que era uma oportunidade para o banco tentar me empurrar mais produtos. Mas como sou curioso decidi ir. Chegando ao local, fui surpreendido por três funcionários de alto escalão do banco ,que abriram a conversa dizendo: Queremos conhecer vocês (clientes) melhor e ver no que podemos melhorar para atender as suas necessidades. Ao invés de apresentarem algo, nos perguntaram quais eram os principais problemas, dificuldades e o que temos como expectativa se tratando de serviços bancários.
Mantendo o paralelo com a vida pessoal, isso seria uma "DR" (discussão de relacionamento) e alinhamento do que esperamos com o que vem acontecendo. Agora é esperar para ver o que o banco fará com essas informações.
Para as empresas que ainda não tem um relacionamento com os clientes, sugiro começar com uma boa conversa, e procurar entender o que seus clientes esperam e gostariam no relacionamento deles com a sua empresa. Algumas coisas, claro, não serão possíveis de se fazer, outras no entanto serão o ponto de partida para a tão sonhada fidelização.
Notícias Técnicas
Novos CSTs, registros EFD e exemplos práticos para operações com GLP/GLGN
Receita Federal detalha eventos e obrigações acessórias para o IBS e CBS
Nova regra da reforma tributária obriga emissão de NF com finalidade 6 em faturamento antecipado, com recolhimento imediato de IBS e CBS
A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícias Empresariais
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Empresas que querem se manter relevantes, precisam ter visão de futuro a longo prazo e estarem abertas à inovação. Nesse contexto, receber bem a Geração Z no mercado de trabalho é mais que preencher uma vaga
Prazo final se aproxima e especialista alerta: entregar a RAIS corretamente é essencial para evitar multas, garantir benefícios trabalhistas e manter a conformidade com o eSocial
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional