A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Área do Cliente
Notícia
Sem reforma da Previdência, varejo continuará patinando
Para a equipe de economistas da ACSP, mudanças no sistema previdenciário garantirão a expansão dos negócios e dos investimentos produtivos, permitindo gerar novos postos de trabalho
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) caiu 4,5%, frente ao mesmo mês de 2018, surpreendendo negativamente os analistas de mercado.
No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, a contração alcançou 3,4%, na mesma base de comparação.
Esses resultados foram fortemente influenciados pelo fato de se contar com dois dias úteis a menos em decorrência do Carnaval ter caído em março.
Contudo, a forte desaceleração de ambos tipos de varejo, em relação a leitura anterior, registrada no resultado acumulado em 12 meses (1,3% e 3,9%, respectivamente), também sugere que por trás desses resultados existem outras causas, tais como o elevado desemprego, o fraco crescimento dos salários e o custo ainda elevado do crédito, que terminam por manter as famílias numa posição de cautela na hora de consumir.
No contraste anual, quase todos os segmentos apresentaram queda nas vendas, sendo as maiores aquelas observadas para os segmentos de hiper e supermercados e móveis e eletrodomésticos.
Na contramão, um dos únicos aumentos foi registrado no ramo farmácias e perfumarias, o que, na verdade, poderia estar associado à antecipação das compras, frente ao reajuste dos preços dos remédios ocorrido em abril.
Em síntese, o varejo continuou a mostrar fraca recuperação nos três primeiros meses do ano, o que parece ser a tendência para o resto do ano, a menos que sejam realizadas reformas estruturais, principalmente a da Previdência.
Somente assim haveria uma expansão dos negócios e dos investimentos produtivos, capazes de gerar novos postos de trabalho, reduzindo o desemprego, aumentando a renda das famílias, e, por resultado, a confiança do consumidor.
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional