Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Por que as parcerias se tornaram uma importante estratégia nos negócios

Firmar parceria com outra empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente

Realizar parcerias tem sido uma aposta crescente das empresas que querem agregar valor aos seus negócios, visando a realização de um projeto conjunto que resulte em lucratividade. “As verdadeiras parcerias são aquelas que ambas as empresas se beneficiam mais do que se agissem isoladamente. A união tem que ser de interesse de ambas as partes e proporcionar vantagens para as duas empresas”, afirma Marcelo Loiacono, diretor de marketing e novos negócios da XGEN, especializada em plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento

Segundo Loiacono, as razões pelas quais as parcerias representam vantagem são as seguintes:

Aumento de competitividade: Ao se aliar com outra empresa, é possível aproveitar melhor os processos envolvidos no negócio, sejam eles de produção, comerciais ou logísticos, reduzindo custos e aumentando a eficiência de cada um. Outro fator importante que gera aumento de competitividade é atuar junto a uma fatia de mercado maior e, consequentemente, gerar uma exposição maior à marca

Aumento da área de atuação: Oferecer produtos em outros mercados irá gerar aumento de vendas, com consequente aumento de produção e diluição dos custos fixos da operação, o que, possivelmente tornará o negócio mais rentável. Outro benefício gerado pela parceria é oferecer uma gama maior de produtos ao mercado, muitas vezes, complementares.

Fortalecimento perante fornecedores: Ao ampliar o campo de atuação e passar a vender para mais consumidores, a empresa irá precisar de mais matéria prima, fortalecendo seu poder de negociação com os fornecedores.

Otimização de processos: O mais comum é o melhor aproveitamento das estruturas comerciais e logísticas, mas muitas vezes obtém-se também benefício no compartilhamento dos processos produtivos e de gestão.

Soma de competências: A melhor forma de gerar diferencial competitivo é aliar-se a quem é capaz de agregar valor ao seu produto. Pode ser um processo produtivo mais eficiente e barato, um departamento comercial mais agressivo, uma logística mais rápida e mais barata.

“Firmar parceria com outra empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente. Mas, antes, é preciso definir o objetivo da parceria. Avalie quais os principais propósitos da estratégia. O intuito da aliança é melhorar a logística da empresa? Reduzir custos? Aumentar as vendas? Afinal, qual o meu real interesse nessa parceria? Além disso, observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus clientes atuais e o que você receberia em troca por ceder o acesso aos seus clientes. O ideal é pesquisar a empresa antes de propor uma parceria. Conheça suas visões de futuro, seus anseios de crescimento, suas formas de gestão e suas filosofias. Com critérios em mãos, fica mais fácil constatar se a aliança vale à pena ou não”, finaliza Marcelo Loiacono, da XGEN.

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores