A principal novidade é a unificação em uma única plataforma da emissão e consulta de todas as modalidades de certidões de regularidade fiscal
Área do Cliente
Notícia
Área comercial: estratégica e determinante
No passado a área de vendas apenas recebia o preço de venda pronto e hoje ela é quem dita o preço
Em uma época de vacas magras, várias iniciativas estão sendo testadas para garantir a lucratividade das empresas. Áreas como recursos humanos, tecnologia, controladoria, são consideradas como peças chave na estratégia do negócio e seus gestores já ocupam posições de destaque no organograma da operação. A área comercial também sempre foi vista como vital para a operação já que sem vendas não há receita e sem receita não há empresa. Mas, hoje a área comercial possui um papel muito mais importante do que apenas vender. É ela que vai (já deveria) determinar o nível de custos diretos e indiretos. É a área comercial que dita o volume de custos e investimentos que a sua empresa pode suportar se desejar se manter competitivo no mercado no médio e longo prazos.
Mas, porque a área comercial é estratégica e determinante para a lucratividade? Existem vários modelos de formação de preços baseados em custos e MARK UP que até pouco tempo atrás eram utilizados pela maioria das empresas com um certo sucesso. Mas, como a maioria dos produtos e serviços são commodities (produtos, marcas, preços e formas de pagamento semelhantes) a formação de preços mais adequada ao momento se inicia pelo preço médio de venda que o mercado possui. O que importa agora não são as fórmulas mágicas baseadas em custos, mas a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO que cada produto deixa para a operação.
MARGEM CONTRIBUIÇÃO = PREÇO VENDA – CUSTOS VARIÁVEIS – DESPESAS VARIÁVEIS
Portanto, a área comercial é quem dita o preço de venda e as demais áreas devem ajustar os custos internos, principalmente os custos fixos da operação, para manterem o mais elevado possível a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO e a lucratividade da operação.
Existe alguma fundamentação para essa afirmação? Sim e muito simples.
Sua empresa não controla o mercado, seus preços, suas demandas, as oscilações, o interesse do consumidor, etc. Da porta para fora a sua empresa não controla nada!
A única possibilidade de controle é da porta para dentro, mais conhecida como custos. Mas, para muitos a unica opção de controle (custos) já virou paisagem. Seus gestores já se acostumaram a vê-los todos os dias e não se importam em analisá-los mais profundamente e, quando o fazem, mexem indevidamente na qualidade do seu produto ou serviço criando mais um custo implícito para a operação e a empresa acelera a corrida do rabo atras do cachorro.
Exemplos? Estoque, Compras, Fornecedores, Inadimplência, Matéria Prima, Insumos, Gastos Pessoais, Despesas Financeiras, Marketing, etc.
Aliás, a sua empresa possui realmente controle absoluto sobre seus custos? Seu estoque está sob controle, físico x contábil? Seus preços de venda acompanham os reajustes de sua matéria prima? Qual é a sua meta anual de redução de custos e o consequente aumento de suas margens? Quem são os responsáveis diretos pelo controle e redução? São cobrados? Possuem metas rígidas de redução? Seus preços são competitivos ou você é obrigado a conceder descontos, ajustar prazos e valores sob a antiquada desculpa de que se não o fizer, não vende?
No passado a área de vendas apenas recebia o preço de venda pronto. Hoje ela dita o preço.
Sucesso e Boas vendas!
Notícias Técnicas
A iniciativa integra a estratégia da Receita Federal de ampliação da oferta de serviços digitais, com foco na simplificação de processos, autonomia do usuário e redução da burocracia
Versão 11.3.0 do programa da ECF traz melhorias e novos campos de registro
RFB reforça que a EFD-Reinf deixará de permitir conexões utilizando os protocolos antigos já em agosto
Contadores precisam ficar atentos às entregas da EFD Contribuições, EFD-Reinf e DIRB, além da ECF até 31 de julho
Notícias Empresariais
Negócios que crescem após a crise são aqueles que conseguem proteger sua essência, ao mesmo tempo em que transformam suas formas de operar
Psicólogo explica como o excesso de gentileza no trabalho pode levar ao esgotamento emocional e oferece caminhos para equilibrar cordialidade com autenticidade
O Método 4P’s, criado por Théo Lobo, oferece uma estrutura sólida baseada em Pessoas, Processos, Produto e Propósito, promovendo inovação e crescimento sustentável nas empresas
Gestão humanizada é mais do que tendência é estratégia de negócios. Entenda por que empresas que priorizam o bem-estar têm mais lucros, engajamento e retenção de talentos
Pesquisa da IBM aponta que 78% das companhias no Brasil planejam aumentar verbas em IA, com foco em produtividade, inovação e retorno financeiro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional