Atenção: os profissionais e organizações contábeis têm até o dia 31 de janeiro de 2021 para comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf a não ocorrência, em 2020, de operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo. De acordo com a Resolução CFC n.º 1.530/2017, a Declaração de Não Ocorrência de Operações é obrigatória.
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Volta aos escritórios: retomada deve ser feita de maneira inteligente
"Tudo se resume a uma retomada inteligente, gerenciando o uso do escritório e entendendo a real necessidade e permanência das pessoas e atividades"
Não há respostas definitivas para muitas questões. É preciso cautela e disciplina em receber tantas informações relacionadas à volta dos escritórios. Até então, não existem regulamentações específicas que estabeleçam critérios para a retomada das atividades. O cenário em que estamos vivendo nos condiciona a testarmos práticas que em um passado, quase que presente, eram vistas como incabíveis. O home office é um exemplo disso. A presença no escritório passou a ser coadjuvante, situação que levaremos como herança pós-pandemia. Como base, temos a legislação trabalhista que, mesmo defasada, pode nortear tal decisão. Deve-se levar em consideração também a cultura de cada empresa, as atividades exercidas por seus colaboradores e demais fatores disciplinares entre empresa e funcionário.
Em casa por “obrigação”, a instabilidade do mercado nos condiciona à disciplina. Por isso, a sensação de performance potencializada. Para as empresas, um protocolo de cuidados tende a se manifestar: as condições de trabalho em casa continuam sendo obrigações do empregador. Desde a ergonomia até critérios de uso de documentos, tecnologia aplicada a reuniões on-line e sigilo das informações devem fazer parte do checklist. Tudo está diretamente conectado à preservação dos talentos internos da corporação.
Em um determinado momento, tudo se encaixará em uma nova rotina e ficarão as lembranças de um tempo diferente e reflexivo para todos. Foi como se tivéssemos tomado uma pílula aceleradora evolutiva. A humanidade tem se atentado ao sentido das coisas.
Cabe às empresas o desenho deste planejamento estratégico de retomada unindo as áreas de RH, jurídico, facilities e departamento de comunicação. Neste primeiro momento, na maioria dos escritórios, não são necessárias grandes intervenções. Há ainda aqueles que buscam traduzir em suas instalações um ambiente mais seguro e prevenido. Com investimentos reduzidos e tantas mudanças repentinas, precisamos de soluções que vão além das instalações, já que 65% destes cuidados estão diretamente aplicados aos comportamentos dos usuários. Mas, de nada adiantam divisórias altas de acrílico ou o distanciamento das estações de trabalho, se há circulação de pessoas sem o uso de máscara, contato pessoal ou mesmo a falta de cuidados entre um cafezinho e outro.
Tudo se resume a uma retomada inteligente e, acima de tudo, comportamental, gerenciando o uso do escritório e entendendo a real necessidade e permanência das pessoas e atividades, já que parte delas necessitam da relação presencial em sua dinâmica. O escritório continuará existindo, mas ele sofrerá modificações físicas e culturais como resultado de uma evolução de seu uso.
E, acreditar em receitas prontas que “ressignificam” o escritório a um “novo normal” pode se tornar um caminho sem volta e, muito provavelmente, inadequado. Antes mesmo da pandemia, já enxergávamos os escritórios de forma única e personalizada. Cada universo corporativo traz uma vivência diferente em seu dia a dia. Copiar e colar ideias sem o menor senso adaptado e usual à cultura da corporação podem causar impactos financeiros, comportamentais e físicos indesejados.
Como reforço, é importante entendermos a existência de uma nova relação de trabalho. Antigamente, “trabalhar em uma boa empresa” era sinônimo de corporações que prezavam tradição, metodologia administrativa rígida e credibilidade aos seus funcionários e ao mercado.
Hoje, empresas inovadoras ganham vez para uma nova geração de colaboradores. Eles se conectam com empresas que anseiam por soluções transformadoras sintonizadas às necessidades de mercado, focadas no desenvolvimento humano e comprometidas por uma causa.
De fato, temos um compromisso firmado com a evolução dos escritórios. Eles devem proporcionar experiências de compartilhamento produtivo, cocriação, diversidade, intensidade e sinergia. As tecnologias funcionarão como ferramentas aliadas a este processo que enxerga empresas e pessoas de forma única, cria soluções facilitadoras que traduzem vivências e necessidades pontuais. Antes de ‘sair fazendo’, entenda a real necessidade do ‘por quê’ fazer.
Notícias Técnicas
Usuários têm relatado instabilidades no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) , desde sexta-feira (15).
Não fosse a terrível pandemia do SARS-COVID19, o ano de 2020 seria lembrado pelos operadores do Direito Tributário como o ano da mudança no relacionamento fisco e contribuinte, que foi marcado ao longo de anos pela adversidade resultante de uma desconfiança de ambas as partes e encontrou, finalmente, o caminho do diálogo com a transação tributária.
O serviço de atendimento pode ser feito a partir de segunda (18) em qualquer agência do banco
Notícias Empresariais
O Sebrae tem promovido cursos e orientações para auxiliar micro e pequenos empresários a se adequarem à LGPD.
Atualizações polêmicas do aplicativo impulsionaram popularidade de concorrentes
Em momentos de crise, como o que vivenciamos agora, muitas empresas buscam serviços de escritórios de consultoria para salvar os negócios da falência, criar estratégias para a manter a competitividade ou mesmo alavancar a atividade com novas formas de gestão
Cursos foram criados com tecnologias avançadas de ensino à distância proporcionando aprendizado real e engajamento dos usuários.
Estados receberão a partir desta segunda-feira (18) quase 6 milhões de doses da vacina e poderão começar campanhas de vacinação às 17h (horário de Brasília).
Notícias Estaduais
Voltamos ao tema do aumento do ICMS em São Paulo por meio do Decreto Estadual nº 65.253/2020, sobre o qual já havíamos escrito[1]. Desta vez para refletir sobre as diversas reclamações, protestos e “tratoraços” que ocuparam a mídia nacional na última semana, bem como as análises de diversas associações de setores afetados com a majoração fiscal (alimentos e remédios, por exemplo).
Salário mínimo regional adotado pelos estados possui valor maior que a proposta nacional do Governo Federal, e segue faixas de rendimento
O aumento da alíquota do imposto decorre da aprovação da Lei 17.293, em outubro de 2020
Lei PR 20.423/2020
Convênio ICMS 119/2020
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Com 65% dos serviços digitalizados e novas propostas para atendimento mais ágil e eficiente, Administração Pública Federal acompanha a transformação na gestão que ocorre no mundo
Programa liberou mais de R$ 37,5 bilhões em empréstimos que garantiram recursos fundamentais para apoiar os pequenos negócios e salvar empregos durante a pandemia da Covid-19