Evento gratuito em 3 de julho vai abordar ECF, IA para contadores, reforma tributária e novas regras trabalhistas; inscrições estão abertas.
Área do Cliente
Notícia
5 estratégias de discurso para impactar qualquer tipo de público
Você fica nervoso só de ouvir “E você, o que faz?”? Confira dicas de comunicação para se sair bem em qualquer situação
Quando nos apresentamos em situações de trabalho, nosso interlocutor espera saber um pouco mais do que nosso nome e cargo, como as atividades que envolvem nossa função, temas importantes em nossa área e até curiosidades pessoais. Mas nem sempre essa comunicação é um processo fácil. É por isso que, para muitas pessoas, o nervosismo bate ao ouvir: “E você, o que faz?”.
“Parece que essa frase desencadeia um processo dentro da gente em que ocorrem duas situações: primeiro, queremos nos ‘vender bem’ e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor. No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo”, explica Cristiane Romano, fonoaudióloga e doutora em Ciências e Expressividade pela USP.
De acordo com ela, se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. “Devemos simplificar e flexibilizar nossa mensagem. Principalmente se não houver familiaridade com o público. É a alternativa mais eficaz quando queremos causar um impacto positivo, de modo que o outro tenha a percepção correta da nossa imagem. Os americanos têm até um famoso termo chamado ‘elevator pitch’, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador”.
Confira as 5 dicas da Cristiane Romano para você se destacar em qualquer ambiente profissional, por meio de uma boa oratória:
1. Defina como quer se posicionar
O que quer destacar sobre você e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo.
2. Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação
Descubra que interesses tem o seu interlocutor e comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele. Pode ser um exemplo de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais.
3. Use palavras que todo mundo entende
Independentemente do seu conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo que ela não seja da nossa área. Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em inglês é muito comum, por exemplo, restrinja a prática em outros eventos: pode ser que fora da sua "bolha", outros profissionais não estejam familiarizados com jargões como "benchmarking" ou "break-even". Além disso, evite o uso de palavras rebuscadas e busque se expressar sempre da maneira mais clara possível.
4. Pratique
Quanto mais você praticar, mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu círculo pessoal.
5. Atualize-se sempre
“Os grandes comunicadores e influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos demais”, finaliza Cristiane Romano.
Notícias Técnicas
Projeto segue em tramitação na Câmara
Proposta permite ampliar benefícios no IRPF sem metas definidas, alterando regras da LDO de 2025.
Texto segue em análise na Câmara dos Deputados
Atualização técnica define códigos de classificação tributária e crédito presumido do IBS e da CBS, em vigor com a Reforma Tributária
Notícias Empresariais
Estudo da Instituição Fiscal Independente do Senado , divulgado nesta terça-feira, 24, alerta para o risco de insustentabilidade do arcabouço fiscal e coloca em xeque sua sobrevivência
E-commerce nacional movimentou R$ 225 bilhões em 2024; negócios com MPEs foram responsáveis por 30% desses valores
Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empresas em RJ
Cenário externo adverso influenciou alta de 0,25 ponto percentual
Além disso, a ata destacou que os próximos passos poderão ser ajustados conforme a necessidade e que o Banco Central não hesitará em continuar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional