Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
O que as empresas precisam fazer para serem assertivas na comunicação?
Reuniões intermináveis, falta de clareza nas informações estratégicas, inexistência de comunicação entre os setores e, até mesmo, a famosa “rádio-corredor”
Reuniões intermináveis, falta de clareza nas informações estratégicas, inexistência de comunicação entre os setores e, até mesmo, a famosa “rádio-corredor”. A maioria das empresas enfrenta diariamente problemas de comunicação que poderiam, facilmente, serem resolvidos com a ajuda de um profissional: o fonoaudiólogo empresarial.
Quem se especializou nessa área e auxilia líderes a esclarecer os processos é a fonoaudióloga e consultora na área de comunicação humana, Débora Brum. “Entre as maiores barreiras para o crescimento das empresas e dos profissionais estão as deficiências de habilidades comportamentais, as chamadas ‘soft skills’, e a dificuldade na comunicação humana é uma delas”, alerta a especialista que também é autora do livro Comunicação Assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar, publicado pela Literare Books International.
A ineficiência da comunicação interpessoal na empresa é o grande obstáculo para a circulação de ideias e informações, bem como dificulta o desenvolvimento das equipes e das organizações. Estas falhas podem gerar impactos negativos como o não fechamento de um negócio importante, equipes desmotivadas ou falta de foco, problemas de relacionamento interpessoal, informações distorcidas, atrasos, retrabalhos e o pior cenário: clientes insatisfeitos.
É possível virar essa página e aqui a especialista mostra o caminho a ser seguido em três passos para que as mensagens não fiquem distorcidas:
- Pensar: a comunicação começa muito antes de você falar
O primeiro passo inicia-se dentro da mente e, portanto, é importante refletir em qual será seu objetivo na próxima conversa ou reunião. Seja resolver um conflito, esclarecer uma dúvida, vender, informar, convencer, orientar, motivar, persuadir, compreender, engajar, existe uma estratégia que precisa ser elaborada. Qual seria a forma mais respeitosa de dizer o que tem que ser dito? Analise todas as respostas e evite prejulgar, pois os prejulgamentos costumam distorcer a realidade e prejudicar a comunicação. Pensar antes de falar trará mais clareza e aumentará o autocontrole.
- Planejar: faça um checklist para ajudá-lo no planejamento
Nesta etapa, organize as ideias, busque dados e fatos, pesquise, atualize-se, selecione os melhores argumentos e prepare-se para receber e ouvir possíveis objeções do interlocutor. Coloque-se no lugar dele para entender como pensa, como se sente, quais são seus valores, crenças e expectativas. Escreva tudo isso. Somente depois monte um checklist com informações básicas como: o que vai falar; para quem; porquê; por quanto tempo; onde e como será dito. Finalizado o checklist, coloque no papel o mapa mental com palavras-chaves ou frases curtas das suas ideias, um roteiro claro e simples, organizado numa sequência lógica, para se basear na hora de falar.
- Praticar: treinar em voz alta é uma das estratégias mais poderosas
Para atingir alta performance na comunicação, além de pensar e organizar o conteúdo, é necessário treinar em voz alta várias vezes, três, quatro, cinco se for preciso, grave-se falando e assista, observe o que ficou bom e o que precisa melhorar. Cada vez que você treina em voz alta, consegue organizar melhor as ideias, estruturando-as numa sequência lógica e memorizando-as. Assim é posível evitar o famoso “branco” e lapidar cada vez mais a fala. Essa orientação serve também para quando for falar em público. A oratória não é uma questão de dom, nem de sorte, é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada e está ao alcance de todos que desejam se expressar bem.
Ficha técnica:
Título: Comunicação Assertiva
Subtítulo: Aprenda a arte de falar e influenciar
Autora: Débora Brum
Editora: Literare Books
Categoria: Negócios
ISBN: 9786559221714
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 192
Preço: R$ 49,90
Preço ebook: R$ 29,90
Onde encontrar: Literare Books International e Amazon
Sobre a autora: Débora Brum é fonoaudióloga empresarial, com Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV/SP), Especialização em Reabilitação em Fonoaudiologia pelo IPA/RS e (SBC/SP). Consultora na área de Comunicação Humana há mais de 17 anos, ajuda empresas e profissionais a obterem sucesso e evolução por meio do aperfeiçoamento e desenvolvimento da performance comunicativa.
Site: www.comunicativafono.com.br
Redes Sociais: Instagram: @deborabrum.comunicativa | Linkedin: @deborabrum
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional