Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
Área do Cliente
Notícia
Succession: o que podemos aprender sobre governança familiar com a série?
Ata gestão parental também passa pelos mesmos desafios da família Roy quando se trata dos processos de seguimento do legado
Lançada em 2018 pela HBO, a série Succession se tornou um grande sucesso, com 25 indicações à edição 2022 do Emmy, maior evento de premiação para programas e profissionais da televisão, além de ser a atual vencedora da categoria “Melhor Série de Drama”.
A produção conquistou a audiência com a sua narrativa carregada de conflitos sobre a família Roy, dona da empresa Waystar Royco, e o processo da disputa de sucessão da organização, responsável por um dos maiores conglomerados de mídia e entretenimento dos Estados Unidos.
Após cinco anos, Succession se despede do público em sua quarta temporada. Durante toda essa trajetória de sucesso, a obra continua a levantar questionamentos sobre a transparência no processo de sucessão das empresas familiares, negócios geridos por parentes e a falta de uma estrutura organizacional que garanta a continuidade em meio às desavenças internas.
Em paralelo à realidade do cenário empresarial brasileiro, a governança familiar não apenas predomina, como também é essencial para a produção de capital do país. Segundo um levantamento do IBGE, feito em parceria com o Sebrae no ano passado, 90% das entidades corporativas no país têm perfil familiar.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, são elas as responsáveis pela empregabilidade de 75% da mão de obra em todo o território nacional, respondendo por mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto).
Assim como em Succession, uma alta gestão parental também passa pelos mesmos desafios da família Roy quando se trata dos processos de seguimento do legado. Os desafios ocorrem, principalmente, pela falta de regulamentações internas e planejamentos bem estruturados que preservem o futuro da companhia.
De acordo com a pesquisa NextGen 2022, desenvolvida pela PwC, apenas 24% das diretorias atuais das instituições familiares brasileiras têm um plano de sucessão, enquanto 50% não possuem nenhum tipo de regra relacionada à entrada e saída de familiares no negócio.
Além de ser uma sátira bem elaborada sobre a realidade do setor corporativo, a produção ensina para os gestores o que precisa ser reformado para garantir que companhias desse perfil não passem pelas mesmas situações da Waystar Royco.
A transformação em si é um dos principais desafios para a governança familiar, principalmente, devido à valorização da tradição e de ambientes íntimos que garantam o conforto da entidade. Da mesma forma que a família Roy, a alta liderança deve se conscientizar das necessidades atuais do mercado, o que inclui sair da zona de segurança para adquirir uma visão mais sustentável, democrática e inclusiva do negócio. Para isso, é fundamental definir os procedimentos institucionais, inclusive sucessórios, para profissionalizar a organização como um todo.
Apesar de transparecer ser um problema de fácil resolução, entidades familiares são relutantes em relação às mudanças e possuem um déficit ainda maior no processo de alinhamento estratégico para executar novas iniciativas.
Ainda sobre o estudo da PwC, entre as 282 empresas familiares analisadas, apenas 16% afirmaram nunca ter discordâncias e 13% confirmaram que as disputas acontecem com frequência, o que por si só demonstra a necessidade de uma nova abordagem e revisão dos modelos.
Nesse contexto, a consultoria de recrutamento e seleção especializada em alta gestão surge como um agente valioso para que organizações de perfil familiar adquiram a habilidade de tratar etapas de transição, sejam elas por fatores externos ou internos.
O caminho percorrido no processo de seleção, em conjunto com o aporte dos consultores, contribui de maneira essencial para a conscientização dos líderes sobre carências do mercado e habilidades necessárias para passar por essas mudanças. A partir dessa nova mentalidade, a instituição é apta para potencializar o impacto do negócio de forma que seja sustentável no futuro.
* André Guerra é sócio da Plongê.
Notícias Técnicas
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Presidente da Associação Paulista de Supermercados, Erlon Ortega, afirmou que empregadores têm encontrado dificuldade para preencher a vagas, já que os trabalhadores têm demandado outros regimes de trabalho.
Notícias Empresariais
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
O volume total de serviços está 16,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (14) pelo IBGE
Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil
Magda Chambriard pede tranquilidade aos acionistas em meio à baixa de preços do barril
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional