Começa a valer agora em maio a nova tabela do imposto de renda (IR), com a faixa de isenção progressiva mensal ampliada.
Área do Cliente
Notícia
Dados e suas análises para orientar a boa decisão
Superando o ‘Eu Acho’ nas empresas: Como a CCEE transforma decisões com análise de dados
Superando o ‘Eu Acho’ nas empresas: Como a CCEE transforma decisões com análise de dados
Imagine a seguinte situação: diante de uma decisão importante, aciona-se o colaborador mais experiente do time e, quando questionado, ele começa sua resposta com “eu acho”. Bate logo a insegurança e, talvez, o desapontamento. Você apostava que aquela pessoa pudesse solucionar a questão de uma vez por todas. Sim, faz parte da vida do gestor tomar decisões com informações insuficientes, mas poderia ser diferente?
Um dos assuntos mais populares nas corporações, atualmente, é a análise de dados. Não faltam artigos, consultores e treinamentos sobre o tema. Ainda assim, enfrentamos cotidianamente o “eu acho” e convivemos com muitas opiniões, mas poucos fatos e análises nos processos de tomada de decisão. Talvez nossa programação evolutiva privilegie o acionamento do reflexo instintivo ou “pensamento rápido” do cérebro, que consome muito menos energia do que o raciocínio lógico que, de fato, é mais elaborado, ou seja apenas a necessidade de fazer valer nossa opinião acima das demais.
No livro “Ruído: Uma Falha no Julgamento Humano”, do prêmio Nobel de economia Daniel Kahnemam, há um amplo estudo dessa questão, por meio da análise de situações equivalentes que são tratadas de formas totalmente distintas, seja no sistema judiciário, nos diagnósticos médicos ou nas avaliações de desempenho das equipes. O autor demonstra que erramos quando não procuramos seguir padrões, comparar dados históricos, realizar análises comparativas, e utilizamos somente a percepção isolada. Além das falhas decorrentes dos nossos vieses, ainda existem aquelas geradas por ruídos.
Na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, tivemos experiências interessantes na utilização da análise de dados para orientar nossas ações. Criamos, inclusive, um grupo de trabalho transdisciplinar para impulsionar a cultura de tomada de decisões a partir de informações estatísticas.
Por exemplo, após iniciarmos a divulgação periódica de dashboards com dados consolidados sobre os treinamentos de pessoas e sobre a movimentação de cargos na empresa, observamos uma mudança drástica da opinião dos colaboradores em relação a esses temas nas pesquisas de engajamento. Focamos em pesquisas para realinhamento, também, do nosso pacote de benefícios e contamos com as opiniões dos respondentes para definição das prioridades.
Aplicamos, ainda, uma análise de regressão linear sobre os resultados da pesquisa de satisfação dos serviços prestados pela organização ao mercado. Os dados ofereceram uma nova perspectiva, que nos ajudou a aprofundar o entendimento de questões tratadas inicialmente de forma superficial. A partir dos resultados, orientamos os planos de ação de forma mais assertiva, melhorando o atendimento das necessidades dos nossos clientes.
Essas técnicas e ferramentas que mitigam a superficialidade e principalmente os erros e as ineficiências do “eu acho” estão disponíveis, inclusive a baixo custo. Por isso, o uso deve ser estimulado nas diversas áreas da organização, criando uma cultura de administração científica para o processo decisório. Cabe, porém, enfatizar uma restrição: delegar integralmente a decisão a algoritmos ou formas de inteligência artificial é perigoso. No final das contas, qualquer modelo matemático é, por definição uma simplificação da realidade e, deveras, não internaliza todas as variáveis explicativas do objetivo investigado e tampouco a subjetividade inerente à complexidade do julgamento humano ainda não pode ser reproduzida pelas máquinas. A aplicação de regras, fórmulas e algoritmos deve apoiar o processo decisório das pessoas para que, juntos, possam gerar resultados de melhor qualidade. Destarte, em nossa organização temos como referência a máxima: “Dados e suas análises para orientar a boa decisão”.
Notícias Técnicas
Em live especial pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, MTE destaca número de ocorrências, setores mais afetados e reforça a importância da prevenção nos ambientes laborais
Base de dados substitui gradativamente os sistemas Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O reembolso é feito quando o cidadão precisa comparecer à avaliação social/médica em localidade diferente de onde mora
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS (site ou app)
Notícias Empresariais
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Expectativa do mercado aponta para a sexta alta seguida da Selic, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 14,75% ao ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em março (0,64%)
Corte de até 20% no bônus surpreende auditores e é visto como retaliação à greve; Sindifisco promete intensificar mobilização
O limite individual para dedução é de R$ 3.561,50, abrangendo tanto os gastos do próprio declarante quanto os de seus dependentes. É crucial que o contribuinte esteja atento ao declarar essas despesas, evitando erros que possam resultar em penalidades
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.