Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
Justiças do Trabalho e Eleitoral firmam acordo para ampliar ações de combate ao assédio eleitoral no trabalho
Esforço conjunto reforça a importância do respeito ao valor social do trabalho e à erradicação de condutas discriminatórias.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) celebraram, nesta terça-feira (24), novo Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para otimizar as estratégias de combate ao assédio eleitoral nas relações de trabalho. A parceria busca promover a troca de dados sobre ações judiciais relacionadas ao tema, facilitando a atuação dos órgãos da Justiça Eleitoral e do Trabalho nesses casos.
Entre os principais objetivos do acordo está a ampliação da disponibilização de informações e dados, inclusive com o recorte de gênero, visando aprimorar o enfrentamento à prática e contribuir para a integridade do processo democrático. O intercâmbio de dados será realizado a partir de processos judiciais e administrativos que tramitaram ou tramitam na plataforma Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A cooperação, por tempo indeterminado, também inclui encontros entre magistrados das duas Justiças para compartilhar conhecimentos e boas práticas, além de incentivar a comunicação constante sobre lacunas ou falhas no intercâmbio de dados. A Justiça do Trabalho, inclusive, já tem promovido eventos de formação sobre assédio eleitoral para juízas e juízes do trabalho
Resposta à sociedade
O acordo foi assinado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE destacou que o Poder Judiciário precisa continuar atuando contra esse tipo de assédio para evitar que a prática se propague.
“Em 2022, tivemos um momento muito ruim, no sentido de empregadores incutirem ou obrigarem seus funcionários a votar em determinadas pessoas, contaminando o processo eleitoral”, disse a magistrada. “O assédio eleitoral tem crescido no país. Este ano, os casos aumentaram muito também. Se a sociedade não tiver uma resposta a isso, há quase que um sentimento de que não há eficácia e eficiência nesse processamento”.
O ministro Lelio Bentes destacou que a Justiça do Trabalho tem ampliado os esforços desde o último pleito para inibir esse tipo de abuso, incluindo o desenvolvimento de um robô que analisa todas as ações trabalhistas protocoladas e avisa a unidade judiciária se o processo pode ser um caso de assédio eleitoral. O ministro também ressaltou que o termo de cooperação fortalece a resposta a esse tipo de conduta inaceitável na relação de trabalho.
“A subordinação econômica não dá o direito de interferir na liberdade de escolha assegurada pela Constituição a todas as cidadãs e a todos os cidadãos”, disse. “É importante que a sociedade tenha a certeza de que o sistema de Justiça está atento e atuante para impedir que se macule o processo democrático com uma interferência indevida no período eleitoral”.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.