Lives ocorrerão todas as quartas-feiras, com temas variados para orientar contribuintes sobre o IRPF 2026
Área do Cliente
Notícia
Natal: 69% das PMEs esperam aumento nas vendas, diz pesquisa
Avaliação da Serasa Experian é de que Natal segue como a data mais importante para o segmento
No Natal de 2025, 69% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) esperam um aumento nas vendas e no faturamento, em comparação com o ano anterior, conforme pesquisa realizada pela Serasa Experian.
O mapeamento revela que 17% têm expectativa de resultados iguais aos de 2024 e 14% projetam queda.
Para Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, o Natal segue como a data mais importante para o segmento, pois reúne a maior parte do faturamento anual do varejo.
"O empreendedor deve organizar seu estoque e planejar as ações para converter esse movimento de consumo em resultados positivos para seu negócio”, diz Genero.
O estudo foi realizado durante o mês de novembro de 2025 com respondentes de todo o Brasil. Foram ouvidos 558 pequenas e médias empresas da base de clientes da Serasa Experian.
Detalhamento da pesquisa
O Sudeste é a região com maior porcentual de empreendedores que esperam aumento nas vendas neste Natal. Ao todo, 52% das respostas foram positivas. Em segundo lugar estão o Nordeste e o Sul, ambos com 15%. Por fim, o Centro-Oeste e o Norte, cada um com 9% dos respondentes prevendo mais vendas no período.
Dentre aqueles que esperam números iguais aos de 2024, o Sudeste também lidera com 66% das respostas. O Sul aparece na sequência com 19%, o Nordeste com 8%, o Norte com 4% e o Centro-Oeste com 3%.
Os empreenderores que esperam queda também estão concentrados, em maioria, no Sudeste, com 55% das respostas. A região Sul prevê 19% de queda, o Centro-Oeste 13%, o Norte 6% e o Nordeste com 3%.
Olhando para o tempo de atuação das PMEs, os negócios mais jovens lideram as respostas mais otimistas e também os menos otimistas, confira:
Aumento no lucro
- Empresas com 1 a 5 anos de existência: 57%;
- Empresas com 6 a 10 anos de existência: 20%;
- Empresas com 11 a 20 anos de existência: 17%;
- Empresas com 21 a 30 anos de existência: 4%;
- Empresas com mais de 30 anos de existência: 2%.
Queda no lucro
- Empresas com 1 a 5 anos de existência: 29%;
- Empresas com 6 a 10 anos de existência: 27%;
- Empresas com 11 a 20 anos de existência: 24%;
- Empresas com 21 a 30 anos de existência: 14%;
- Empresas com mais de 30 anos de existência: 5%.
Desempenho igual ao de 2024
- Empresas com 1 a 5 anos de existência: 38%;
- Empresas com 6 a 10 anos de existência: 26%;
- Empresas com 11 a 20 anos de existência: 24%;
- Empresas com 21 a 30 anos de existência: 7%;
- Empresas com mais de 30 anos de existência: 5%.
Notícias Técnicas
Atualização cadastral no novo sistema do Programa de Alimentação do Trabalhador será realizada em duas etapas, com prazo final até 15 de julho
A autenticidade da informação é garantida pelo selo azul de conta verificada (Selo de conta verificada) da conta do Governo do Brasil no WhatsApp
No sistema tributário, a NCM funciona como o 'DNA' das mercadorias. Para contadores e empresas, sua correta classificação ajuda a reduzir riscos e melhorar o compliance fiscal
Confira as alterações publicadas no Portal Sped
Notícias Empresariais
Carreira evolui quando seu trabalho continua exigindo novas versões da forma como você pensa, decide e atua
O excesso de informação, a velocidade digital e os vieses de percepção estão tornando mentiras, omissões e manipulações mais difíceis de identificar no ambiente corporativo
O discurso da alta performance raramente resiste à realidade. Crescer sob pressão, incerteza e responsabilidade constante está longe da ideia de uma rotina perfeita
O mercado de compras públicas segue em expansão, mas contratos mais complexos e exigências rigorosas elevaram os custos
O desafio agora é claro: não basta vender bem para humanos, é preciso ser atraente também para algoritmos. Quem não entender, não se preparar ou não se adaptar vai perder o cliente
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional