Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
ES - Versão antiga da Nota Fiscal Eletrônica não deverá mais ser utilizada 17/03/2011 - Palavras-chave: NF-e
Quem não fizer a adaptação do sistema no prazo poderá ter interrupções de faturamento.
Empresas emissoras de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) devem estar atentas: a partir do próximo dia 1º, não será mais possível a emissão do documento na versão 1.10, valendo apenas a versão 2.0.
A Receita Estadual recomenda que os contribuintes realizem testes na versão 2.0 antes de iniciar a emissão oficial dos documentos e não deixem a atualização para a última hora.
A atualização deve ser feita até o dia 31 de março - após essa data, os documentos eletrônicos na versão 1.10 não serão mais aceitos. Quem não fizer a adaptação do sistema no prazo poderá ter interrupções de faturamento.
O ato 3-2009 da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), que regulamentava a versão 1.10, foi revogado. Caso a empresa opte por utilizar o emissor de NF-e gratuito na versão 2.0, poderá baixá-lo no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) - www.sefaz.es.gov.br. O contribuinte deve clicar no ícone SPED (NFe, CTe e EFD) e, em seguida, Software Emissor.
O prazo para a adoção da versão 2.0 teria vencido em outubro de 2010, mas foi prorrogado. Os problemas apresentados pela versão de teste da 2.0 já foram solucionados.
O layout da versão 2.0 apresenta várias vantagens para os contribuintes, como mais segurança nas informações prestadas, aplicação de novas regras de validação e maior velocidade na emissão.
Numeração
Os contribuintes que usavam o software emissor de NF-e versão 1.10 (1.4.3 atualizada) e passam a utilizar a versão 2.0 (2.0.6 atualizada) deverão seguir a sequência da numeração da NF-e.
Por exemplo, quem usava a versão 1.10 com o número de NFe 5000, ao usar a nova versão do emissor deverá continuar na sequência do número anterior, usando a NFe 5001, e não voltar ao número 0001.
As empresas encontram mais informações sobre o emissor gratuito de NF-e no endereço http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/nfe/index.php, onde estão disponíveis o Manual do Emissor e vídeos explicativos.
Saiba mais:
- A NF-e é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a finalidade de documentar, para fins fiscais, as operações de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços ocorrida entre empresas.
- Entre as vantagens, estão redução nos custos com a aquisição de papel e armazenamento, redução dos erros de digitação e mais agilidade nas operações.
- Para se tornar emissora de NF-e, a empresa precisa ter acesso à internet, certificação digital e um sistema de gerenciamento de emissão do documento fiscal em formado eletrônico. A Sefaz disponibiliza em seu site (www.sefaz.es.gov.br) o emissor na versão 2.0 para ser baixada gratuitamente pelo contribuinte (basta clicar no ícone SPED - NFe, CTe e EFD - e, em seguida, Software Emissor).
Os contribuintes podem tirar dúvidas sobre NF-e pelo telefone (27) 3636-4058 - o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas - ou pelo e-mail nfe@sefaz.es.gov.br. Na maior parte dos casos, os e-mails são respondidos no mesmo dia.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional