Evoluções do aplicativo oferecem mais segurança e facilidade ao microempreendedor
Área do Cliente
Notícia
MT - Governo reduz ICMS para micro e pequenas empresas têxtil e de vestuário
A fim de fomentar o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas do setor têxtil e de vestuário em Mato Grosso, o Governo do Estado reduziu em 100% do valor da operação a base de cálculo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Pr
A fim de fomentar o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas do setor têxtil e de vestuário em Mato Grosso, o Governo do Estado reduziu em 100% do valor da operação a base de cálculo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente nas transações de saída submetidas à substituição tributária, realizadas por contribuintes enquadrados no regime Simples Nacional.
O secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, observa que a medida foi autorizada pelo governador Blairo Maggi para possibilitar mais competitividade às micro e pequenas empresas do setor. “É salutar tornar este setor mais competitivo, pois tem representatividade do ponto de vista da geração de emprego e renda”, pontua Moraes.
Em reunião realizada no mês de março deste ano com o titular da Sefaz e técnicos do órgão, membros do segmento argumentaram que as indústrias do vestuário enfrentavam a concorrência desleal com outras unidades da federação, principalmente com Goiás, e que, neste momento de crise financeira mundial, a situação para o setor tem se complicado ainda mais.
Eder Moraes assinala que a utilização do benefício fica condicionada à regularidade fiscal do contribuinte junto à Sefaz. Outros requisitos são o aumento do nível de geração de emprego e renda e a redução da informalidade no segmento. “Esperamos uma reação positiva do setor, principalmente aumento de arrecadação, o que deverá ocorrer em decorrência da redução da informalidade”, enfatiza o secretário de Fazenda. A medida consta do Decreto nº 1.922, de 12 de maio de 2009.
Segundo a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Mato Grosso (Sinvest-MT), Claudia Fagotti, o Governo do Estado, por meio do secretário Eder Moraes, esteve sempre à disposição para discutir os problemas do setor e solucioná-los da melhor maneira possível. Para ela, a isenção do imposto fortalece o empresariado local. “Com incentivos tributários, os próprios empresários do comércio, por exemplo, começam a comprar produtos de Mato Grosso e a indústria aquece”, disse.
O Decreto publicado prevê ainda que, além de associadas ao Sinvest-MT, podem usufruir do benefício as empresas credenciadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), cuja gestão está vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
No ano passado, o Governo do Estado já havia implementado outra medida para fomentar o segmento têxtil e de vestuário. À época, excluiu do programa ICMS Garantido Integral as micro e pequenas empresas desse ramo de atividade, desde que enquadradas no regime Simples Nacional. Nesse caso, a carga tributária foi reduzida de 17% para até 3%, dependendo do faturamento da empresa.
Notícias Técnicas
Ferramenta facilita a vida de empresas e cidadãos, reduzindo custos e burocracia, permitindo o acompanhamento e a compreensão do processo regulatório no Brasil
Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios
Reforma Tributária extingue impostos estaduais e municipais e adota modelo de IVA com CBS e IBS entre 2026 e 2033
Unificação de tributos, novas exigências operacionais e mudanças no fluxo de caixa exigem revisão criteriosa dos honorários para garantir sustentabilidade
Notícias Empresariais
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Profissionais relatam insegurança, cansaço e perdas familiares com retorno ao presencial e preferem deixar o emprego a perder o home office
Prazo vai até 30 de setembro e renegociação pode evitar maiores dores de cabeça
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional