Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
MT - Estado alerta obrigatoriedade de preenchimento da NF-e para produtos com GTIN
A obrigação passou a vigorar no dia 1º de julho e é válida quando o produto comercializado possuir código de barras com Numeração Global de Item Comercial (GTIN).
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta aos contribuintes sobre a obrigatoriedade do preenchimento na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) dos campos: CEAN - Código de barras do produto que está sendo faturado e CEANTrib - Código de barras do produto tributável. A obrigação passou a vigorar no dia 1º de julho e é válida quando o produto comercializado possuir código de barras com Numeração Global de Item Comercial (GTIN).
Atualmente, a maioria dos produtos comerciais possuem os códigos CEAN e CEANTrib. O Fisco reforça junto aos contribuintes mato-grossenses sobre a necessidade de se solicitar o cumprimento dessa determinação junto ao seu fornecedor e, em caso de posteriores saídas, verificar no produto o referido código GTIN. Ressalta-se que, se o detentor da marca do produto for membro da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), o código de barras será iniciado por “789” ou “790”. O formato desse código pode variar de 8 a 14 números, conforme tenha sido cadastrado pelo detentor da marca, pois é este quem solicita a criação do código junto a GS1 Brasil.
Quando o produto faturado for idêntico à unidade tributável do produto, o código enviado no CEAN e no CEANTrib será o mesmo. Caso os produtos comercializados não tenham o referido código, quando ele não vier especificado no documento fiscal entregue pelo fornecedor, ou não puder ser identificado no próprio produto, o campo de preenchimento na NF-e não será considerado obrigatório. Nesses casos, a NF-e não será denegada. Os contribuintes que deixarem de cumprir a obrigação acessória em informar o GTIN na NF-e poderão sofrer penalidades posteriores mediante cruzamento de dados efetuados pelo Fisco.
Em caráter excepcional, até 31 de dezembro de 2011, a obrigatoriedades será aplicada, exclusivamente, em relação à NF-e emitida para saídas internas de produto cuja entrada no estabelecimento do emitente tenha sido acobertada por documento fiscal com a especificação do correspondente GTIN ou cujo emitente seja o detentor da marca registrada do produto (esses pontos serão objeto de alteração da legislação).
Para mais esclarecimentos e auxílio técnico sobre o código GTIN basta acessar o site: www.gs1br.org e consultar o arquivo: “FAQ - Obrigatoriedade do GTIN”.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional