A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Área do Cliente
Notícia
RJ - Fazenda apresenta Nota Fiscal Eletrônica a contadores
A operação fiscal será integrada entre as secretarias de Fazenda, Governo e Segurança.
Nesta terça-feira (19/1), o secretário de Fazenda, Joaquim Levy, se reuniu com mais de 60 contadores de transportadoras do Rio de Janeiro para apresentar os benefícios do uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O secretário aproveitou o encontro para falar sobre a informatização da pasta e a implantação de uma grande operação nas barreiras fiscais do Estado. O programa de intensificação da fiscalização nos postos estaduais será lançado, em breve, pelo governador Sérgio Cabral.
- A operação fiscal será integrada entre as secretarias de Fazenda, Governo e Segurança. É uma operação de melhoria da concorrência e do ambiente de negócio no Rio, com bons efeitos para reduzir o trafego de mercadorias ilícitas. Em relação à nota eletrônica, as empresas de carga terão muitas vantagens. Ela traz mais segurança e velocidade na escrituração. A informatização é boa em termos de controle interno da empresa, no relacionamento com os clientes e na parceria com o fisco – explicou Joaquim Levy.
A NF-e – emitida e armazenada eletronicamente para documentar transações comerciais entre empresas – tem sua validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente e sua autorização de uso é fornecida antes mesmo da circulação da mercadoria. Iniciativa implantada pelas secretarias estaduais de Fazenda, em parceira com a Receita Federal, a nota digital foi adotada pelo Governo do Rio há três anos, para aumentar o grau de informatização na relação entre o fisco e os contribuintes.
O fisco já está ganhando com a Nota Fiscal Eletrônica, que possibilita o controle das operações em tempo real, permite interação entre os fiscos, reduz a sonegação e aumenta a arrecadação. Para a sociedade, a nota tem importante papel no crescimento do comércio eletrônico e de oportunidades de emprego na prestação de serviços. Nas barreiras fiscais, o processo de verificação das notas fiscais que acompanham as mercadorias fica mais rápido. Basta passar o código de barras da cópia da NF-e pelo leitor ótico para o sistema indicar a situação do produto.
- Qual é a vantagem da Nota Fiscal Eletrônica? Ela é um sistema nacional, que o Rio de Janeiro está desenvolvendo em um trabalho conjunto com todos os transportadores e empresas que estão no estado ou que negociam com o Rio. Todos poderem se beneficiar – resumiu o secretário de Fazenda, Joaquim Levy.
A adoção da nota eletrônica traz benefícios também para o contribuinte e para as administrações tributárias. A ideia é substituir, em todos os setores, a sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel pelo documento digital. A NF-e diminuiu custos, simplifica processos, facilita o cumprimento das obrigações tributárias e fortalece o controle e a fiscalização, por meio da agilização das transações comerciais. O documento é a principal ferramenta para a reforma tributária no campo prático.
As empresas que adotarem a NF-e terão os custos nas operações interestaduais reduzidos. A informatização da administração tributária e o ambiente virtual que a pasta lançará, nas próximas semanas, ajudarão no processo de emissão e gestão das informações fiscais. Para o comércio, além da diminuição de custos com papel e impressão, a nota eletrônica facilita a escrituração de documentos, melhora o planejamento de logística de entrega, pela recepção antecipada da informação, e garante transparência ao comércio.
Para viabilizar a implantação do projeto, o estado aderiu ao sistema do SEFAZ virtual, destinado a processar autorizações de uso de documentos fiscais eletrônicos, e implantou kits com servidores e computadores distribuídos pela Receita Federal. O SEFAZ é um conjunto de medidas ancoradas em modernos sistemas de tecnologia da informação. A meta é criar um novo padrão de atendimento aos contribuintes e aperfeiçoar a gestão fiscal.
- O SEFAZ Fácil é uma maneira de estimular a formalização das empresas, porque, agora, qualquer um pode obter uma Inscrição Estadual para começar a operação como empresa regular. Vamos reduzir o prazo médio, que hoje chega há mais de dois meses, para uma semana. Nos próximos meses, estaremos entregando uma série de produtos, inclusive o da Nota Fiscal Eletrônica – informou Joaquim Levy.
Alguns serviços eletrônicos já estão disponíveis no Portal SEFAZ, , como o Cadastro Fácil e a Certificação Digital. O Planejamento Estratégico de 2010 da Secretaria de Fazenda prevê a implantação da Escrituração Fiscal Digital, em março; a Autorização Eletrônica e Orientação Fácil, em abril; as Guias Eletrônicas de Importação, em maio; a Conclusão de solução de Business Intellicence e a Gestão do Crédito Tributário, em junho; e a Leitura e Validação das NF-e do ambiente nacional, em outubro.
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional