Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

CIC e CCRS: 1º dia marca abertura de discussões sobre inovação tecnológica e futuro contábil

O Dia Nacional da Inovação, comemorado nesta terça-feira (19), marca a abertura da 34ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC)

O Dia Nacional da Inovação, comemorado nesta terça-feira (19), marca a abertura da 34ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e da 18ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS). Os eventos, dois dos mais importantes para a classe contábil brasileira e latino-americana, serão repletos de palestras sobre os avanços tecnológicos, científicos e intelectuais do mundo e como eles se relacionam à contabilidade. A programação acontece de forma híbrida, on-line, pela plataforma cic-ccrs.com, e presencialmente, na faculdade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), até o dia 21 de outubro.

“Criatividade e as Novas Tecnologias”, por exemplo, é o primeiro tema a ser abordado na CIC e na CCRS, durante a palestra magistral com o especialista em inteligência customizada e transformação digital, Tony Ventura. Em seguida, “Inovações Tecnológicas e Compliance Tributário” ganham destaque na apresentação do professor e auditor Edgar Madruga, assim como “Negócios de Impacto Positivo – Sistema ‘B’”, pelo multiempresário Paulo Cruz Filho.

O evento também propões discussões relacionadas ao futuro dos profissionais da contabilidade, com as palestras “Cenário Político-Econômico. Como Planejar 2022?”, da doutora em economia aplicada Patrícia Palermo; “Como Proteger seu Patrimônio em Momentos de Adversidade”, com os especialistas em finanças Fernando Ferreira e Felipe Macedo; e “Futurar para Faturar”, com a Presidente da Five Years From Now®, Beia Carvalho.

Além disso, haverá um debate sobre “A Importância da Tecnologia para o Desenvolvimento da Profissão Contábil”, com os presidentes Alan Johnson (da Federação Internacional de Contadores – em inglês, Ifac); Maria Clara Bugarim (da Associação Interamericana de Contabilidade – AIC); Philippe Arraou (do Comitê de Integração Latino Europa-América – Cilea); e Jorge José Gil (do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera –– Glenif). Para fechar os trabalhos do primeiro dia, haverá a palestra magistral “Empreender, Investir, Decidir: Alternativas para Fazer seu Dinheiro Render”, com a CEO da Atom Participações, (ATOM3), Carol Paiffer.

Prêmio

A CIC e a CCRS, em seu primeiro dia, também serão palcos da entrega do prêmio “Produção Intelectual Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim”. A ação tem por objetivo estimular a produção acadêmica – teórica e/ou empírica – de professor, de pesquisador e de discente que estejam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Em sua primeira edição, os trabalhos submetidos ao concurso são da área de Contabilidade e Desenvolvimento Sustentável das Organizações; Educação Contábil e Cidadania; Informação Contábil e Democracia; Inovação na Evolução da Contabilidade.

Veja a programação do dia 19/10:

8h30 às 9h30 – Apresentação Artística

9h30 às 11h – Solenidade de Abertura da CIC e CCRS

11h às 12h – Palestra Magistral: Criatividade e as Novas Tecnologias
Local: Salão Atos

Palestrante: Tony Ventura | Especialista em Novas Tecnologias

Palestrante e mentor nas áreas de inteligência customizada e transformação digital.

14 às 15h – Palestra: Inovações Tecnológicas e Compliance Tributário

Palestrante: Edgar Madruga

Professor, auditor e administrador e coautor dos livros: Sped e Sistemas de Informação e Contabilidade e Gestão de Tributo.

14h às 15h – Palestra: Negócios de Impacto Positivo – Sistema "B"

Palestrante: Paulo Cruz Filho

Multiempresário e Cofounded & Soul of Flowing da We.Flow – Together for a Better World, e

Presidente do Comitê de ESG do World Trade Center Brasil Sul.

15h às 16h – Cenário Político-Econômico. Como Planejar 2022?

Palestrante: Patrícia Palermo

Mestre e Doutora em Economia Aplicada. Economista-Chefe do Sistema Fecomércio – RS/SESC/SENAC.

15h às 16h – Painel: Como Proteger seu Patrimônio em Momentos de Adversidade

Painelista: Fernando Ferreira

Formado em administração é o estrategista-chefe na XP Investimentos. Foi considerado um dos melhores analistas de ações do mundo pela revista Institutional Investor por vários anos seguidos.

Painelista: Felipe Macedo

Em choques financeiros inesperados, é preciso readaptar os investimentos à nova realidade para isso não significar enormes perdas para o seu patrimônio. Ter cautela e se proteger em tempos de incerteza é necessário. É possível proteger seu patrimônio através do uso correto de seguros e gestão financeira.

16h às 16h30 – Solenidade de entrega do Prêmio FBC Maria Clara Cavalcante Bugarim

16h30 às 17h30 – Palestra: Futurar para Faturar

Palestrante: Beia Carvalho

Presidente da Five Years From Now®, premiada com 4 leões em Cannes, faz parte do Programa Mundial de Influencer Marketing SAP e London Futurists.

16h30 às 17h30 – Painel: A Importância da Tecnologia para o Desenvolvimento da Profissão Contábil

Painelista: Alan Johnson | Presidente da Ifac

Maria Clara Bugarim | Presidente da AIC

Philippe Arraou | Presidente do Cilea

Jorge José Gil | Presidente do Glenif

17h30 às 18h30 – Palestra Magistral: Empreender, Investir, Decidir: Alternativas para Fazer seu Dinheiro Render

Palestrante: Carol Paiffer

CEO da ATOM – Vida de Trader, investidora anjo do Shark Tank Brasil e sócia-fundadora do Instituto Êxito.

Clique aqui para ver a programação completa.

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores