A Receita Federal, o Comitê Gestor do IBS e o Encat publicaram, duas notas técnicas sobre a NFe e a NFCe
Área do Cliente
Notícia
Sexto lote de restituições do IR 2009 é o maior em sete anos
O lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, que a Receita Federal vai liberar para consulta na próxima segunda-feira (9), é o maior em sete anos.
Flávia Furlan Nunes
O lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, que a Receita Federal vai liberar para consulta na próxima segunda-feira (9), é o maior em sete anos.
Segundo os dados, neste sexto lote de restituições estão incluídos 2.125.588 contribuintes, totalizando R$ 1,967 bilhão. O dinheiro será depositado no dia 16 a quem tem direito à restituição com correção de 5,39%, referente à taxa Selic de maio a novembro deste ano.
No primeiro lote do IR 2009, 1,261 milhão de pessoas estavam incluídas, enquanto no segundo havia 1,483 milhão, no terceiro eram 620,7 mil, no quarto estavam 376,5 mil e, no quinto, 1,173 milhão.
Crescimento frente a 2008
Com este lote, o total de contribuintes restituídos em 2009 supera o de 2008, sendo que ainda faltam as restituições de dezembro. No acumulado deste ano, 7.518.869 pessoas foram ressarcidas, ante 6.955.678 no mesmo período de 2008, uma alta de 8,1%, de acordo com a Agência Brasil.
O valor desembolsado pela Receita aumentou em ritmo maior, já que houve um crescimento de 14,5% para R$ 8,488 bilhões, na comparação com o ano passado.
O fato das restituições de 2009 superarem as de 2008 é importante tendo em vista que o governo pretendia segurar as restituições por conta da queda na arrecadação de impostos - provocada pela crise econômica e as desonerações feitas pelo governo - o que havia sido anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que logo depois recuou e pediu à Receita que seguisse o cronograma já determinado.
Notícias Técnicas
O Procurador-Geral Adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Theo Lucas Borges, afirmou que a PGFN vê a transação tributária como mais adequada que programas amplos de parcelamento, como o Refis
Atualização do Sisbajud acelera ordens judiciais e permite monitoramento automático de contas por até um ano
Transferência de patrimônio não gera IR, mas exige atenção às regras da declaração, ao recolhimento do ITCMD e às situações que podem resultar em tributação sobre ganho de capital
Com o prazo de entrega da declaração se aproximando, cresce o número de brasileiros que recorrem à I.A. para tirar dúvidas sobre regras fiscais
Notícias Empresariais
Quando decisões são construídas coletivamente a partir de entendimentos profundos, elas não apenas funcionam melhor. Elas resistem ao tempo, às pressões internas e às mudanças de contexto
Você já esteve em uma reunião em que preferiu não dar sua opinião de imediato? Provavelmente agiu bem, mas pode ter sentido desconforto
Com apenas 27% dos gestores engajados, empresas precisam rever metas, suporte emocional e modelos de gestão para evitar perda de produtividade
O SASE propõe uma abordagem diferente ao aproximar os mecanismos de segurança do ponto de acesso do usuário
Em um Brasil pressionado por juros altos, inflação persistente e recordes de inadimplência, empresas precisam parar de reagir ao mercado e começar a construir previsibilidade financeira
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional