Presidente do INSS divulgou os números parciais do primeiro dia de disponibilização do serviço que permite ao beneficiário informar se autorizou ou não o desconto
Área do Cliente
Notícia
Governo trava criação de VGBL Saúde por ajuste tributário
O produto prevê que o investidor pode tirar dinheiro de seu plano de previdência, sem ter de pagar Imposto de Renda, desde que seja para arcar com despesas médico-hospitalares, nos moldes de um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
O setor de previdência privada espera para este ano a aprovação do plano voltado para a saúde. A regulamentação do novo produto já foi elaborada e aprovada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), mas ainda está em análise pelo governo.
O produto prevê que o investidor pode tirar dinheiro de seu plano de previdência, sem ter de pagar Imposto de Renda, desde que seja para arcar com despesas médico-hospitalares, nos moldes de um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
De acordo com a Susep, o que tem impedido a aprovação da regulamentação do produto é um ajuste tributário, que está sendo estudado pelo Ministério da Fazenda. Não há previsão sobre quando isso irá terminar.
“Temos uma grande expectativa de que, neste ano, saiam os planos de previdência visando a complementar a saúde”, afirmou o diretor-executivo do Itaú Vida e Previdência, Osvaldo do Nascimento.
Como funciona
O plano permite que as pessoas tenham vantagens tributárias, se fizerem uma poupança com o propósito de arcar com as despesas de saúde.
“De certa forma, também é um interesse do governo”, afirmou Nascimento, em relação à aprovação do produto. “Ele não abre mão de impostos, quando faz isso, porque as despesas médico-hospitalares já são dedutíveis do Imposto de Renda”, completou.
O objetivo do produto, explicou o executivo, é economizar Imposto de Renda no período que você paga o imposto, para utilizar o dinheiro economizado no período em que tem despesa médica, mas não paga o Imposto de Renda, que é na terceira idade. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que, depois dos 65 anos de idade, as pessoas gastam com saúde 85% daquilo que desembolsam a vida inteira.
“Esse produto deve gerar uma dinâmica em termos de crescimento do segmento de previdência complementar muito grande no Brasil”.
Notícias Técnicas
Começou na quarta-feira, 14, o período para que os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informem o não reconhecimento de descontos feitos em seus benefícios
O governo Lula ainda não tem um plano para ressarcir parte dos idosos lesados pelas fraudes do INSS
Mais uma edição do clássico Exame de Suficiência teve o seu edital publicado. Com isso, também foram abertas as inscrições para os interessados em participar da nova seleção: o Exame CFC 2025.2
A atualização cadastral de prenome e gênero autodeclarados é um direito sem necessidade de comprovação documental
Notícias Empresariais
Parceria ampliará financiamento a empresas brasileiras e chinesas
Percepção dos brasileiros sobre o cenário econômico do país despreza resultados positivos do PIB e desemprego. Para especialistas, popularidade de Lula depende de controlar a inflação
Diplomatas e especialistas em relações internacionais e comércio exterior ouvidos se dividem. Alguns afirmam que o Brasil está perigosamente dependente do gigante asiático, enquanto outros avaliam que o que existe é uma relação de dependência mútua
Esta descoberta, além de intrigante, pode transformar a compreensão da história geológica e cultural do País
O objetivo é a detecção precoce de casos de doenças relacionadas ao trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional