Os únicos canais para aposentados e pensionistas fazerem a notificação de não reconhecimento de desconto no benefício e consequente pedido de restituição são a plataforma Meu INSS (site ou aplicativo) e a central 135
Área do Cliente
Notícia
Incentivos para a regulamentação da lei da pequena empresa ganham reforço
Sebrae e Frente Nacional de Prefeitos renovam parceria nesta segunda-feira (29) durante solenidade de criação do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico
O Sebrae e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) renovam parceria, nesta segunda-feira (29), para reforçar as ações que visam ampliar a regulamentação e prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) nas regiões metropolitanas.
A renovação da parceria ocorrerá segunda-feira (29) em Brasília, durante solenidade de criação do Fórum Nacional de Secretários Municipais e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, a partir das 15 horas, no Centro de Convenções Brasil 21. Entre os participantes estarão o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, prefeitos e secretários municipais.
Firmar parcerias com entidades municipalistas é uma das estratégias utilizadas pelo Sebrae para ampliar a municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Até sexta-feira (26) 1.466 municípios já haviam regulamentado a lei, um número bem próximo da meta do Sebrae de alcançar 1,7 mil cidades até o final de 2010. “As regiões metropolitanas concentram a maior parte da população e das micro e pequenas atividades econômicas e ainda precisam avançar na municipalização da lei”, explica o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.
Por meio de convênio, o Sebrae e a FNP já incentivam a regulamentação e prática da Lei Geral em 11 regiões metropolitanas de nove estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os trabalhos começaram com oficinas de sensibilização e continuaram com cursos sobre compras governamentais e de formação de agentes de desenvolvimento.
A ação de segunda-feira (29) visa não só continuar como reforçar essas ações que deverão ser ampliadas para mais 30 regiões. Além das oficinas de sensibilização e cursos sobre compras governamentais e de agentes de desenvolvimento, também serão realizadas oficinas sobre a Lei Geral, o Empreendedor Individual e inovação.
Conforme o gerente Bruno Quick, uma das novidades é que haverá cursos voltados à promoção da inovação e acesso à tecnologia. E além dos cursos normais para formação de agentes de desenvolvimento haverá um módulo especial de formação desses agentes destinado a secretários de desenvolvimento.
“O Sebrae também promoverá consultorias individuais para municípios que precisarem. As regiões que já tiveram cursos de formação de agentes de desenvolvimento contarão com novas informações”, adianta Israel Jorge, analista de políticas públicas do Sebrae.
A criação do Fórum Nacional de Secretários Municipais e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico foi articulada pelos secretários durante as mobilizações do Sebrae e da FNP para ampliar a regulamentação da Lei Geral nos municípios.,
Outros municípios
Outras ações do Sebrae são direcionadas para alcançar municípios que não estão nas regiões metropolitanas. Em março, a instituição começou a promover encontros de sensibilização de prefeitos e secretários municipais sobre a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento local e sobre como a Lei Geral garante a base legal para a criação de um ambiente de negócios favorável ao segmento.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Juarez de Paula, serão promovidos cerca de 60 encontros. “Com isso esperamos fazer chegar essa discussão em todos os municípios do país”, diz. Após esses encontros serão realizados cursos sobre a Lei Geral, compras governamentais e Empreendedor Individual. Também haverá curso a distância, via internet, para formação de agentes de desenvolvimento.
A figura do Agente de Desenvolvimento foi criada pela Lei Geral. Eles devem ser indicados pelas prefeituras para atuar como interlocutores entre o poder público e a iniciativa privada nas ações de desenvolvimento com base nos micro e pequenos negócios. “A idéia é capacitar pessoas nos municípios capazes de implementar ações em favor das micro e pequenas empresas”, explica Juarez de Paula.
Notícias Técnicas
O banco teve um lucro líquido de R$ 7,4 bilhões, uma queda de 20% ano contra ano e de 23% na comparação sequencial. O número veio bem abaixo do consenso, de cerca de R$ 9 bi
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do IRPF 2025 de hoje até 30 de maio
Secretário extraordinário do Ministério da Fazenda abordou pontos como split payment, período de testes e regimes diferenciados
Pessoas, órgãos e entidades têm 15 dias úteis para se manifestar no processo
Notícias Empresariais
A detecção ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.
O objetivo central dessas alterações é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, exigindo que as empresas negociem acordos coletivos com os sindicatos antes de permitir o trabalho nesses dias
A conduta foi praticada pelo superior hierárquico da empregada
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Parceria ampliará financiamento a empresas brasileiras e chinesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional