Contribuintes que fecharam o ajuste anual com saldo devedor podem dividir o valor em até oito vezes; especialistas explicam o impacto dos juros Selic
Área do Cliente
Notícia
4 milhões têm de declarar IR até a meia-noite
Receita Federal registrou ontem o maior volume de entregas deste ano, com picos de mais de 250 mil documentos enviados por hora – fluxo que deve ser superado hoje
Faltando algumas horas para o fim do calendário de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2011, cerca de 4 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento à base de dados da Receita Federal. Até as 17h30 de ontem, o órgão já havia recebido 20 milhões de declarações, ou 83,3% do total no país. No Paraná, dois em cada dez contribuintes deixaram o envio para as últimas horas; são mais de 300 mil declarações que deverão ser entregues até as 23h59.
Quem deixou para enviar a declaração no último dia deve, portanto, se apressar. A Receita Federal já informou que não haverá prorrogação do prazo de entrega. A última vez que isso ocorreu foi em 1997, ano em que o sistema de entrega da declaração on-line foi implantado. Neste ano, pela primeira vez, o sistema vai cobrir 100% das declarações enviadas, com a extinção dos formulários de papel.
Quem perceber que não vai conseguir preencher tudo e mandar até o horário limite pode enviar a declaração de forma incompleta e, depois, fazer uma retificação – evitando, assim, a multa por atraso na entrega, que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.
Se optar pela estratégia de enviar a declaração incompleta, no entanto, o contribuinte não mais poderá alterar o modelo de declaração – completa ou simplificada – após esgotado o prazo oficial. Quem optar pela entrega em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de fechamento das agências bancárias.
Ontem, a Receita registrou o maior volume de entregas desde o início do calendário de 2011, com picos de mais de 250 mil documentos enviados por hora. Hoje esse fluxo deve superar a marca. Ainda assim, o órgão garante que tem capacidade técnica para suportar esse fluxo de informações, com a ressalva de que o contribuinte inevitavelmente enfrentará lentidão no sistema devido à sobrecarga.
O primeiro lote de restituição do IRPF 2001 será liberado no dia 15 de junho. Os lotes seguintes serão liberados no dia 15 dos meses subsequentes, ou no primeiro dia útil seguinte quando a data cair em um fim de semana ou feriado. O sétimo e último lote será liberado em dezembro.
A ordem de liberação das restituições obedece ao critério de entrega da declaração. Os contribuintes que enviaram os dados pela internet terão prioridade, seguidos dos que declararam em disquete. De acordo com o Estatuto do Idoso, os contribuintes idosos (65 anos) têm prioridade no recebimento das restituições, e devem recebê-la ainda no primeiro lote.
Notícias Técnicas
Atualização altera termos utilizados nos itens 18 e 20 da norma contábil aplicada à Demonstração dos Fluxos de Caixa
Empresas do Simples Nacional vem se questionando sobre pontos não esclarecidos pela Receita Federal, mesmo após a publicação da Resolução CGSN nº 186 pelo Comitê Gestor do regime
Com a reforma tributária do consumo em andamento, o prazo para adequação dos sistemas de emissão de notas fiscais ao IBS termina em 31 de julho de 2026
A Receita Federal, na SC Cosit nº 68 de 2026, entendeu que o deságio na cessão de créditos de ICMS representa receita da pessoa jurídica cessionária
Notícias Empresariais
Durante décadas, a liderança foi baseada na experiência. O chamado 'feeling' sempre teve papel relevante na tomada de decisão, especialmente em questões envolvendo pessoas
Enquanto empresas investem em clima organizacional, treinamentos e programas internos, surge uma pergunta entre lideranças e RHs: por que os colaboradores continuam desengajados?
Entre Neymar, álbum de figurinhas e Seleção Brasileira, existe uma lição de Governança, Riscos e Compliance
Previdência corporativa e seguro de vida em grupo ganham espaço como soluções para reduzir perdas de produtividade e melhorar a retenção nas empresas
Nova ferramenta permite conseguir empréstimos usando transferências futuras como garantia, sem a necessidade de empenhar bens ou patrimônio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional