O MEI deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)
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PIS: como consultar o benefício pelo CNIS?
A consulta ao PIS pelo CNIS facilita o acesso a contribuições previdenciárias e aos benefícios sociais.
Nos últimos anos, o acesso a informações previdenciárias tem se tornado cada vez mais facilitado, proporcionando aos cidadãos uma maior autonomia sobre seus direitos e benefícios.
O Programa de Integração Social (PIS) é um desses direitos fundamentais, e saber como consultar pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pode ser uma ferramenta valiosa para os trabalhadores.
O que é o PIS?
O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício social destinado aos trabalhadores brasileiros, criado com o objetivo de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas.
Entre suas principais finalidades, estão o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação nos lucros ou resultados das empresas.
Como consultar o PIS pelo CNIS?
O CNIS é uma base de dados mantida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , que reúne informações previdenciárias dos trabalhadores brasileiros, como contribuições para o PIS, tempo de serviço, entre outros dados relevantes para a concessão de benefícios previdenciários.
Para consultar o PIS pelo CNIS, o trabalhador pode seguir os seguintes passos:
- Acesse o site do INSS (https://www.inss.gov.br/);
- No menu principal, clique em "Serviços do INSS";
- Selecione a opção "Extrato CNIS" ou "Consultar extrato de pagamento de benefício";
- Faça login no sistema utilizando seu CPF, senha e código de verificação;
- Após o login, será possível visualizar todas as informações relacionadas ao seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, incluindo os dados referentes ao PIS.
Vantagens de consultar o PIS
A consulta ao PIS pelo CNIS oferece uma série de benefícios aos trabalhadores, tais como:
- Acompanhamento preciso das contribuições para o PIS ao longo da vida laboral;
- Verificação da regularidade das contribuições e possíveis inconsistências nos dados;
- Facilidade no acesso às informações previdenciárias, sem a necessidade de deslocamento até uma agência do INSS;
Possibilidade de antecipar a identificação de eventuais problemas ou pendências relacionadas ao PIS, permitindo uma rápida correção e regularização.
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