Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Área do Cliente
Notícia
PIB deve desacelerar e reforça tese de Selic mais alta, apontam economistas
A expectativa é de que até o final de 2024, o PIB deverá crescer acima de 3% e, para 2025, “a economia deve sustentar um desempenho ainda positivo, mas mais próximo dos 2%”, avalia o economista
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ficou em 0,9% no terceiro trimestre, vindo dentro das expectativas do mercado e mostrando uma economia ainda aquecida. Especialistas ouvidos por IstoÉ Dinheiro destacam, contudo, que o crescimento econômico deve desacelerar e, com essa perspectiva já no radar do Banco Central (BC), a autarquia não deve mudar a trajetória da taxa básica de juros – na verdade, só reforça a aposta de uma alta mais intensa da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, em 10 e 11 de dezembro.
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, comenta que no que se refere à dinâmica da indústria, o avanço de 1,3% do setor de transformação, refletiu possivelmente uma combinação ainda dos juros mais baixos, antes do ciclo atual de aperto monetário, e a taxa de câmbio mais favorável às exportações.
“A dinâmica da demanda, no acumulado em quatro trimestres, mostra forte avanço do consumo das famílias, de 4,5%, com o governo apresentando alta de 2,9% e os investimentos, de 3,7%. As exportações subiram 4,8% e as importações aumentaram mais de 10%. O crescimento puxado pela demanda tende a arrefecer”, comenta.
Salto destaca ainda que os dados da atividade econômica indicam que, até o encerramento de setembro, a economia ainda apresentava desempenho bastante robusto, mas que esse quadro deve se alterar entre o fim de 2024 e o próximo ano. “O ciclo anterior da política monetária, que havia viabilizado taxas de juros menores, pode ajudar a explicar o bom desempenho”, completa.
A expectativa é de que até o final de 2024, o PIB deverá crescer acima de 3% e, para 2025, “a economia deve sustentar um desempenho ainda positivo, mas mais próximo dos 2%”, avalia o economista.
Rafaela Vitória, economista-chefe do Inter, explica que o destaque positivo foi o crescimento dos setores de serviços, entre eles TI, o que contribuiu para o desempenho pelo lado da demanda, com o maior crescimento do investimento.
“O IBGE também revisou o crescimento do ano anterior de 2,9% para 3,2%, o que faz com que a restrição do aumento real do salário mínimo e indexação de benefícios seja ainda mais relevante para não pressionar mais os gastos em 2025 e 2026”, diz Vitória.
A projeção do Inter é de que no acumulado de 12 meses o crescimento do PIB é de 3,1% e projetamos 3,2% para o ano.
“O maior impulso fiscal desde 2023, via aumento de gastos do governo, vem contribuindo para o forte crescimento do PIB nos últimos dois anos”, destaca.
Rafael Perez, economista da Suno Research, adiciona que o bom desempenho do Consumo das Famílias está ligado ao mercado de trabalho aquecido, com o desemprego em mínimas históricas, o crescimento dos rendimentos do trabalho e da massa salarial, além das melhores condições de crédito e da expansão das transferências sociais.
“Em geral, a combinação de um mercado de trabalho aquecido, condições de crédito mais favoráveis e o impulso fiscal explicam essa expansão mais forte da economia ao longo de 2024. Por isso, elevamos nossa projeção para o PIB de 2024 para uma alta de 3,4%”.
PIB reforça tese de Selic mais alta
Salto, da Warren, comenta que, tendo em vista a pressão das expectativas de inflação e o dólar elevado, “o Banco Central deve endereçar uma política monetária mais contracionista, com alta expressiva da Selic, propiciando um período de desaceleração da atividade”.
Vitória, do Inter, reforça que o crescimento mais acelerado da economia já está no radar do Banco Central e não deve mudar a trajetória de nova alta na Selic esperada nas próximas reuniões do Copom.
A casa mantém a expectativa de alta de 0,75 ponto percentual (p.p.) na Selic na reunião de dezembro, encerrando o ano em 12%.
“Nos comunicados anteriores, o BC já comenta sobre o hiato estimado positivo, sendo ponto de atenção, pois nesse cenário, o crescimento do consumo mantém a inflação de serviços pressionada, o que, por sua vez, gera a necessidade de maior aperto monetário via juros. Uma alternativa ao maior aperto monetário seria a redução dos gastos fiscais, o que ainda está em dúvida, mesmo após o anúncio do pacote de medidas do governo, que ainda é insuficiente”.
Atualmente o consenso de mercado espera que a Selic feche o ano em 11,75%, conforme a edição mais recente do Boletim Focus. Para o ano que vem, a projeção é de 12,63% – representando a terceira semana consecutiva de elevação da projeção.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional